No dia 19 de novembro, acontece em Joinville o segundo “Pedal pela Hipertensão Pulmonar”. A iniciativa, promovida pela ABRAF (Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar) e organizada pela líder do GAHP (Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar de Joinville), Rosemari Haak Tieges, tem como objetivo conscientizar a população sobre essa grave doença, que afeta cerca de 60 mil pessoas no Brasil.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, há cerca de quatro meses pacientes de cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis vêm enfrentando dificuldades para conseguir a medicação através do Estado por conta da falta de estoque. Com isso, a maioria vem tentando recorrer à Justiça para garantir seu direito, já que o preço dos remédios é alto e alguns chegam a custar até 17 mil reais.
“A Hipertensão Pulmonar é uma doença bastante grave, mas ainda pouca conhecida pela população. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas e ajudar os pacientes, colocando a doença em evidência, a fim, também, de pressionar o governo a proporcionar um cenário mais digno para quem luta contra a HP no Brasil”, explica Paula Menezes, presidente da ABRAF.
Novembro é o mês da conscientização sobre a Hipertensão Pulmonar, por isso a ABRAF aproveita a data para levar à sociedade mais informações sobre a doença, que tem uma taxa de mortalidade de pacientes elevada, chegando a um percentual de 43% depois de cinco anos.
Em 2015, Joinville recebeu a primeira iniciativa do “Pedal pela Hipertensão Pulmonar”, que contou com a participação de 85 ciclistas. Para a ação que acontece neste domingo, cerca de 150 pessoas já estão inscritas. A participação na pedalada é aberta ao público, e a inscrição pode ser feita com a entrega de 1Kg de alimento não perecível no local. Os primeiros a chegarem com a sua bicicleta também receberão uma camiseta.
Continua depois da publicidade
A ação conta com patrocínio da BIO Farmácia, COR Kids & Teens, Despachante SALFER, Doctor Ágape, Mantac, Mundo Diferente, Norplast, Pneumo Centro (Centro de Medicina Respiratória), Reforma Luterana, Rotary e Uniter, e apoio da AJIDEVI (Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais), Bike Anjoinville, Decathlon, Frutaria Helena, Pedalada Joinville, Rei das Frutas, Roda Guia, Sesi, Sesc, Supermercado Mariano e Turnes.
Serviço:
‘Pedal pela Hipertensão Pulmonar’
Data: 19 de novembro
Horário: 09h00
Local: Saída do Sesc Joinville – Rua Itaiopolis com Av. José Vieira – América, Joinville (SC)
Distância do Percurso: 10Km
Inscrição: 1Kg de alimento não perecível
Sobre a ABRAF
A ABRAF – Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover dignidade e qualidade de vida a pacientes que sofrem da doença. A Instituição conta com cerca de mil associados e atua em âmbito nacional e internacional, promovendo diversas ações de conscientização e luta pelos direitos dos pacientes. No âmbito internacional, a ABRAF representa o Brasil na Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar e possui um Memorando de Entendimento com a PHAssociation, nos Estados Unidos, contribuindo para o intercâmbio de informações e melhores práticas na condução da entidade.http://www.respirareviver.org.br/