Uma ação especial de Natal na última segunda-feira, 23, emocionou pacientes, médicos, enfermeiros e outros profissionais do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis. O Projeto Cartinhas de Amor, criado pelo empresário Luciano Moreno, levou cartinhas com mensagens de Natal escritas por voluntários de vários cidades de Santa Catarina e até de outros estados.

Continua depois da publicidade

Luciano desenvolveu o projeto há 18 anos com intuito de levar palavras de conforto para quem está acamado, acompanhando um paciente, ou até mesmo trabalhando no hospital.

— A magia do Natal invadiu os corredores. Pacientes, médicos, técnicos, pessoal terceirizado, acompanhantes, pessoal da vigilância todos receberam dessa vez — conta o empresário.

As cartinhas vieram de escolas da região da Grande Florianópolis, Rio do Sul, Itapema, Itajaí, Piçarras, Lages, São Paulo e João Pessoa, na Paraíba. Além disso, nessa edição o projeto teve uma parceria com a rede de supermercados Angeloni, que reuniu cartinhas entre os seus funcionários.

— Esse ano contamos com uma equipe de voluntários que nos ajudaram na distribuição e organização das cartinhas já que muitas vieram sem envelope — destaca.

Continua depois da publicidade

Luciano não sabe precisar o número de cartinhas recebidas e entregues, mas comemora o sucesso da ação.

— É um sentimento lindo ver que a medida que o tempo vai passando mais pessoas vão se engajando e somando, levando uma palavra em forma de carinho escrito as pessoas quando elas mais precisam — e acrescenta:

— Hoje o mundo mudou e as pessoas estão muito voltadas para o celular, para a internet, e elas tirarem um tempinho pra voltar a escrever uma carta de próprio punho me deixa muito feliz — finaliza.

Arquivo Pessoal

O trabalho que vem crescendo ano a ano, existe para trazer conforto em momentos difíceis, como o vivido no último dia 23.

Continua depois da publicidade

— Esse ano infelizmente uma paciente veio a falecer minutos após a entrega da cartinha, isso emocionou a todos. Foi um momento muito bonito de ver e estar nessa hora, junto, na transição da passagem da vida de uma pessoa. Ela ficou muito grata de ter recebido a cartinha, deu um abraço em todos nós e logo em seguida faleceu. Esse sem dúvida foi um dos momentos mais marcantes da história do projeto.