A Polícia Federal (PF) realiza operação para desarticular um grupo suspeito de fraude em financiamentos habitacionais. Na manhã desta terça-feira (23) são cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Joinville, em Florianópolis e São José, expedidos pela Justiça Federal determinando o bloqueio de valores para ressarcimento da instituição.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, o mandado foi cumprido em uma residência, resultando na apreensão de um automóvel. Em São José, na Grande Florianópolis, dois endereços residenciais e um comercial foram alvo dos mandados. Em Joinville, as buscas foram feitas em duas residências.
De acordo com a PF, o grupo realizava os financiamentos mediante fraude, lavagem de dinheiro e inserção de dados falsos em sistema de informação. Das ordens judiciais, duas foram cumpridas em São José, em endereços residencial e comercial; um em Florianópolis, em endereço residencial e dois em Joinville, em residências.
As investigações apontaram que, entre 2013 e 2014, foram obtidos diversos financiamentos habitacionais com a apresentação de documentos de comprovação de renda falsos para a Caixa Econômica Federal (CEF). Com o esquema, o grupo criminoso gerou uma dívida no valor atual de mais R$ 26 milhões, decorrente do não pagamento das respectivas parcelas.
Os investigados poderão ser indiciados pela prática, dentre outros, dos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, lavagem de dinheiro e inserção de dados falsos em sistema de informações. Durante cumprimento dos mandados foram apreendidos documentos, um computador, joias e relógios, além de três veículos.
Continua depois da publicidade