Pelo menos sete pessoas foram presas em uma ação conjunta do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul com a Polícia Civil de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira, em Siderópolis, a 14 quilômetros de Criciúma. Os presos fazem parte de uma quadrilha que atua nos dois estados. Eles seriam responsáveis por furtos e desmanche de veículos e repasse das peças.

Continua depois da publicidade

O grupo foi flagrado em um sítio, onde funcionava o desmanche, por volta das 2h. Inicialmente os policiais abordaram dois homens que desmanchavam veículos. Depois, permaneceram escondidos até a chegada do restante do grupo.

– Viemos muito preparados para essa ação. Sabíamos a forma como eles trabalhavam. Durante a noite uma parte do grupo fazia o desmanche e, pela manhã, outros vinham buscar as peças e trazer o dinheiro da transação – explicou o delegado Leandro Loreto da Central de Polícia de Criciúma.

De acordo com Loreto, não houve resistência, mas um dos envolvidos conseguiu fugir.

Continua depois da publicidade

– Ele pegou um carro e fugiu. Conseguimos pará-lo atirando nos pneus, mas ele saiu correndo a pé.

Segundo a polícia, os carros furtados em um Estado eram levados para o outro. Loreto explicou que os criminosos faziam isso numa tentativa de dificultar as investigações. No ano passado, a Deic identificou as primeiras ações do grupo, dando início as investigações que, aqui em Santa Catarina, devem relacionar os criminosos com as ocorrências de veículos roubados na região de Criciúma.