Com a guitarra nova em mãos, Jackson Florentino Bueno, de 13 anos, liga o amplificador na rua, senta em uma calçada do Monte Cristo e começa a arranhar alguns acordes, chamando a atenção dos moradores. Leva poucos minutos para que Gabriel Prudêncio Marques, de 11, busque a sua dentro de casa e comece a acompanhar o vizinho.
Continua depois da publicidade
Eles são dois dos sortudos que, nesse Natal, foram beneficiados por uma ação independente que distribui instrumentos em comunidades carentes de Florianópolis e pretende deixar o fim de ano um pouco mais musical.
A iniciativa começou tímida, em novembro, quando o empresário e músico César Heinzmann anunciou no Facebook que procurava “alguma criança que vá encher os dedos de calos de tanto tocar guitarra e, para isso, só falta a mesma”. Ele havia comprado um instrumento, reformado e, no maior espírito natalino, buscava um dono que realmente fosse aproveitar o presente, ao invés de aposentá-lo logo após as férias.
A também música Mayara Silva, que dava aulas de violão no Centro de Educação e Evangelização Popular (Ceped) até o mês passado, viu na postagem uma oportunidade de fazer com que Gabriel Marques, um de seus alunos mais empolgados, mantivesse o interesse. Entrou em contato com César e, poucos dias depois, o menino se tornava o o feliz proprietário de uma guitarra Dolphin stratocaster e de um pequeno amplificador.
Continua depois da publicidade
Campanha termina no Natal, mas doações ainda podem ser feitas
– Eu dava aula com violões do Ceped, mas todos os instrumentos ficam na instituição durante as férias. Como eu via o Gabriel com aquele violão emprestado pra cima e pra baixo, fiquei com medo de que três meses sem tocar o desestimulassem e ele perdesse o trabalho de quase um ano – conta Mayara.
Juntos, ela e César já arrecadaram, reformaram e repassaram um amplificador, um teclado e seis guitarras. Duas delas eram do próprio músico, que também tirou dinheiro do bolso para comprar encordoamento e cabos.
A ideia era encerrar a campanha no Natal, mas Mayara ressalta que ainda está aceitando doações – afinal, sempre há mais interessados que instrumentos. Ela pretende se mudar para Curitiba no ano que vem e quer garantir que os alunos continuem se esforçando mesmo estando distante.
Continua depois da publicidade
Nessa terça-feira, depois que a professora entregou o presentão a Jackson Bueno, uma guitarra Michael les paul, ficou um pouco mais tranquila.
– Não deixa de visitar a gente, né? Vai ver só, a próxima vez que você estiver aqui, já vamos ter uma banda formada – prometeu o mais novo guitarrista do Monte Cristo.

Foto: Marco Favero/Agência RBS