Assim como aconteceu nos últimos anos, o Complexo Esportivo do Sesi está lotado nesta época do ano. É lá que a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) realiza, há dois anos, o Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica. Ficam na cidade, até quinta-feira, 113 atletas de todo o Brasil, da categoria juvenil (17/18 anos), além de técnicos, árbitros, fisioterapeutas e outros profissionais da confederação. Na semana que vem, é a vez da categoria cadete, com jogadores entre 15 e 16 anos.
Continua depois da publicidade
O local, aliás, foi muito elogiado pelo técnico da Seleção Brasileria, o espanhol Jordi Ribera. Para ele, Blumenau tem uma das melhores estruturas do país para receber um evento como esse. No complexo, os atletas têm alojamento, duas quadras para treinar, piscina, sala de fisioterapia, academia e espaço para a apresentação de vídeos.
– É como um concentração fechada com espaços abertos. E é tudo aqui perto, fica mais fácil. Não é qualquer lugar que pode receber 150 pessoas da forma como ficamos aqui – comenta o treinador.
Treinos, palestras, conversas, cursos e, claro, muito jogo estão entre as atividades do evento, que acontece desde o dia 7. Além da oportunidade de se aperfeiçoarem, os garotos ainda são supervisionados por Jordi, o comandante das atividades.
Continua depois da publicidade
Outro momento do acampamento é a visita de atletas da Seleção principal. No fim de semana, o armador Arthur Malburg Patrianova, de Itajaí, esteve no acampamento.
– Para mim é muito legal. Esse lugar tem uma energia positiva e é bom ver e lembrar de quando participei. Já vivi o que eles estão vivendo hoje e é importante que eles saibam que podem ir mais longe – disse o atleta, de 20 anos.