Na praia, depois de se refrescar com um picolé à beira-mar, você provavelmente não pensa em outra utilidade para o palito de madeira senão a lata do lixo. No curso de Engenharia Civil da Univali, porém, esses pequenos objetos têm sim outra função: formar, literalmente, pontes.

Continua depois da publicidade

Quatro delas foram montadas neste domingo pelos acadêmicos, com dezenas de palitos que, depois de unidos com fita adesiva em uma única estrutura, foram testados com cargas de mais de 200 quilos. O evento reuniu 24 alunos da graduação, divididos em quatro equipes.

Das 8h às 14h cada grupo construiu sua própria ponte, que não podia ultrapassar 800 gramas. Depois, a resistência das ligações era posta à prova com pesos crescentes, dando a vitória para a construção que suportasse o maior peso.

O resultado foi divulgado no fim da tarde de domingo. A ponte da equipe Arrocha mas não quebra venceu, segurando um peso de 215 quilos. Em segundo lugar ficou a Fugitivos, com 150 quilos e em terceiro, a #civil, com 115 quilos. A estrutura do quarto grupo apresentou problemas e acabou sendo desclassificada antes da pesagem.

– Tínhamos feito um modelo parecido na semana passada e testamos. Ele tinha até aguentado mais, cerca de 255 quilos, mas o resultado que conquistamos também valeu. Todas as matérias do curso são voltadas pra isso e conseguimos colocar em prática nossos estudos – destaca Cíntia Vargas Cuchava Rocha, integrante da equipe campeã.

Continua depois da publicidade

Teoria aplicada

Seguindo o regulamento da competição, os grupos fizeram os protótipos vencendo um vão livre de um metro, e a estética também contou na avaliação final. A ponte só pôde ser construída com materiais fornecidos pela organização do concurso.

A atividade integra a programação comemorativa do 15º aniversário da Engenharia Civil da Univali, que ocorrem até 30 de novembro. A equipe vitoriosa recebeu o valor simbólico de R$ 300.

– O objetivo é exatamente colocar em prática a teoria das salas de aula e promover a integração entre alunos, egressos, professores e comunidade. Os acadêmicos executam o projeto no dia do evento com aquilo que foi visto ao longo dos semestres, em especial na disciplina de pontes. É uma forma interessante do acadêmico aprender – destaca a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Sonia Iara Portalupi.

No próximo semestre também será lançado um evento estadual de engenharia civil, em que várias universidades virão à Univali de Itajaí.

Continua depois da publicidade