As academias de Florianópolis são fiscalizadas pelo Procon municipal, após acidentes com equipamentos que aconteceram em estabelecimentos do país. A ação ocorre em conjunto com o Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF) e a Vigilância em Saúde do município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com a prefeitura de Florianópolis, os fiscais visam todas as academias da cidade, para analisar as condições dos equipamentos, as equipes técnicas, a presença de responsáveis técnicos durante os horários de funcionamento, as questões de higiene, assim como a existência de riscos aos usuários dos serviços.
O diretor do Procon, Alexandre Farias Luz, explica que a ação está levando em consideração, principalmente, a segurança dos usuários de academia, mas também questões de limpeza e manutenção, e a existência de profissionais da área.
— As empresas devem estar adequadas à norma, e se esse não for o caso, tomaremos as medidas cabíveis para que o consumidor esteja seguro enquanto pratica o seu exercício físico — explica.
Continua depois da publicidade
Para o Secretário de Governo, Fábio Botelho, a ação visa garantir o bem-estar dos consumidores.
— Aqui em Florianópolis, a população gosta e procura pela prática de exercícios, para manter a qualidade de vida, consequentemente, as academias são muito procuradas. A nossa missão com essa iniciativa é garantir, principalmente, a segurança dessas pessoas nesses estabelecimentos — diz o secretário.