A marca do produto influencia na escolha do cliente e, é pensando nisso, que muitos empresários optam por investir em franquias de lojas bem-sucedidas no mercado. Apesar de não ser garantia de sucesso, as regras definidas pelos franqueadores auxiliam no padrão de qualidade dos serviços e contribuem para resultados positivos no balanço do mês. Mas a escolha não é recomendada para o empresário que gosta de liberdade para tomar as decisões no próprio negócio.
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Nelsoni Herculano de Souza, 65 anos, sabe bem disso. Atualmente, ele é dono de três franquias em Florianópolis, uma delas da catarinense Marisol, a Lilica & Tigor. Entre os pontos positivos da parceria, Souza destaca o maior deles: a marca Puket, que vende em outras duas lojas, Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre já eram consolidadas no mercado, o que dá vantagem em relação às franquias lançadas há pouco tempo e que precisam competir com as conhecidas.
Além disso, o franqueado tem a proteção do “guarda-chuva” das franqueadoras, já que recebem ajuda no custo de marketing, fornecem treinamento de funcionários e têm um plano de negócios pré-estabelecido.
-Você faz parte de um negócio que já foi sucesso em algum lugar, embora não represente que vai ter sucesso no negócio – afirma Souza.
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Criatividade e expansão não fazem parte do modelo
Mas o assessoramento da franqueadora ao empresário, na hora de abrir e administrar o negócio, também tem pontos negativos. A analista do Sebrae em SC, Marina Elena Barbieri, que auxilia o empreendedor no acesso ao mercado, explica que a criatividade e um supercrescimento da loja não fazem parte do modelo de franquias.
-Os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes, o que não deixa muita flexibilidade para inovação. O sistema é ideal para quem não tem ambições de fazer a empresa crescer além de um determinado patamar previsto e não vê problemas em ter de seguir procedimentos e não ter uma completa autonomia, mesmo sendo dono do negócio – explica.
Mesmo com limitações, Souza acredita que os benefícios compensam. Três anos depois da abertura da Lilica & Tigor, na Capital, ele espera um crescimento de 20% neste ano e mira abrir uma quarta franquia na Grande Florianópolis, no Continente Park Shopping, que foi recentemente inaugurado.
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