A onda de frio que atingiu Santa Catarina fez ao menos 142 pessoas em situação de rua buscarem os abrigos da prefeitura de Joinville nos últimos dias. O trabalho é feito pela Secretaria de Assistência Social (SAS), que fornece alimentação, local para dormir e roupas e cobertas às pessoas.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a prefeitura, 105 pessoas já vinham utilizando o serviço ao longo do inverno, e outras 37 procuraram o abrigo na noite desta quinta-feira (18). Após acolhimento pela equipe da Assistência Social, 30 pessoas foram encaminhados para dormir na Casa de Levi – Comunidade Eis-me Aqui, e outras sete foram acomodadas no Centro Pop. Todos receberam jantar e café da manhã fornecidos pelo Restaurante Popular.
— A ação emergencial de acolhimento da SAS deve ser mantida pelos próximos dias, já que a previsão é de que o frio deve permanecer até domingo — aponta a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.
Conforme a Defesa Civil de Joinville, a temperatura mínima registrada na madrugada desta sexta-feira (19) foi de 8,3ºC. Para o amanhecer de sábado (20), a previsão é de mais frio ainda, com mínima entre 7 e 9ºC.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a prefeitura de Joinville tem 170 vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua. As pessoas acompanhadas recebem também orientação para ingresso no mercado de trabalho, formação profissional, emissão de documentos, e encontram-se em processo de superação de demandas e saída da situação de rua.
Como ajudar
Nas noites de frio, a orientação para as pessoas que precisam do acolhimento é que procurem auxílio no Centro Pop, que fica ao lado da Rodoviária (rua Paraíba, 937 – Anita Garibaldi), a partir das 18h30, até domingo (21/8). Os servidores que atuam no local farão o encaminhamento e a logística até as vagas.
Já a comunidade que quiser ajudar pode doar cobertores. As doações podem ser entregues diretamente no Centro Pop.
Leia também
Suspeita de varíola dos macacos faz pré-escola suspender as aulas em SC
Em edital inédito, prefeitura de Joinville quer contratar aplicativo de transporte
Quanto vai custar a demolição de prédio no Centro de Joinville