Logo na primeira noite da Ação de Inverno 2022, mais de cem pessoas já foram acolhidas nos abrigos de Joinville. Nesta quarta-feira (18), 44 pessoas em situação de rua foram atendidas, somando 109 em conjunto com as outras 65 que já estavam nas casas de passagem da cidade.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Devido à intensa onda de frio que atingiu Santa Catarina, a abertura dos abrigos foi adiantada pela Prefeitura de Joinville. As ações de acolhimento normalmente começam no início do inverno, ou seja, no mês de junho.
– Estamos motivados por termos avançado enquanto política pública no município. Ano passado, tínhamos 25 vagas em duas instituições. Este ano temos cinco instituições inscritas e 105 vagas como casa de passagem permanente. Com a ação de inverno que começa agora, conseguimos ampliar essa quantidade para 195 lugares – explica.
Este ano, o atendimento da Ação de Inverno começa no Restaurante Popular do bairro Bucarein. Lá, as pessoas recebem alimento e em seguida são levadas para uma das cinco casas de passagem para acolhimento noturno.
Continua depois da publicidade
O plano da secretaria é tornar o restaurante um ponto de referência para atendimentos às pessoas em situação de rua. Além do jantar, os acolhidos têm acesso a café da manhã e almoço. Algumas instituições também atendem os animais das pessoas.
Reinserção na sociedade
Além de ajudar a população vulnerável, a ação também tem como objetivo ajudá-las a voltar a integrar a sociedade.
– Nossa estratégia é trazer o usuário para dentro do serviço e ali, na casa de passagem, fazer os encaminhamentos para cidadania, acesso a documentação, formação e qualificação profissional, encaminhamento para o mercado de trabalho, para que essa pessoa consiga superar as demandas que fizeram ir para a rua para sair dela. Que ele consiga efetivamente prover o próprio sustento – dia Fabiana.
Onde procurar acolhimento
Quem precisar ir para um abrigo deverá comparecer ao Restaurante Popular 1 – Herbert José de Souzadas (Rua Urussanga, 442, bairro Bucarein).
Continua depois da publicidade
Os abrigos conveniados são a Casa Santo Egídio – Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), Casa da Vó Joaquina, Comunidade Eis-me Aqui/Casa de Levi, Comunidade Terapêutica Opção de Vida e Abrigo Institucional Essência de Vida.
Os serviços de acolhimento funciona diariamente, durante os três horários: café da manhã das 7h às 9h, das 11h às 14h para o almoço, e das 17h às 19h para o jantar.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo.
Leia mais:
Acolhimento de pessoas em situação de rua é intensificado em Lages
PM apura denúncia de abordagem violenta contra homem em situação de rua em Florianópolis; vídeo