Habitado por índios e com terras banhadas pelo Rio Itapocu, São João do Itaperiú abriga belas cachoeiras, riachos e grandes áreas de floresta nativa. Essencialmente agrícola, a cidade também tem raras paisagens rurais. A geografia também ajuda, pois o município fica perto de grandes centros. São João do Itaperiú está dividido em cinco bairros: Centro, Santo Antônio, Santa Luzia, Santa Cruz e Porto. Tem ainda as localidades de Lagoinha, Mantiqueira e Toca.
Continua depois da publicidade
Desde sua origem a cidade é destaque pelo cunho religioso. A Igreja Matriz São João Batista, construída em 1916, é o seu principal cartão postal. Em junho, a comunidade comemora a festa do padroeiro da cidade, São João Batista. Uma das principais atrações do evento é a fogueira gigante (ultrapassando 30 metros de altura), além de show pirotécnico, gastronomia típica e apresentações culturais.
Mas a pequena cidade tem muito mais a oferecer aos seus visitantes. São diversos produtos coloniais de qualidade, produzidos nas diversas propriedades rurais. Outras delícias são as conservas de hortaliças, os doces caseiros, os licores, as compotas e as bananaspassas cobertas com chocolate, que são destaques na região.
Saiba mais
? População: 3.435 habitantes
Continua depois da publicidade
? Localização: Norte, a 58 km de Joinville
? Área: 152 quilômetros quadrados
? Emancipação: 29/3/1992
? Características: município agrícola, com suas
belezas naturais e belas paisagens rurais. Terras
banhadas pelo Rio Itapocu e abriga cachoeiras,
riachos e grandes áreas de floresta nativa
? Curiosidades: tem uma das maiores festas
juninas do Sul do país, sua fogueira já chegou a
ter 35 metros e hoje esta na 98ª edição
? Pontos turísticos: Igreja São João Batista,
Cachoeiras
“Seu povo apresenta um brilho nos olhos que é um dos grandes diferenciais.”
Rovani Delmonego
Prefeito