A palavra grão é uma diminuição da palavra grande. Então Grande-Pará ficou Grão-Pará, uma tendência comum em nossa língua, onde trocamos José por Zé, pneumático por pneu, fotografia por foto, saxofone por sax. O nome Grão-Pará originou-se da Colônia Grão-Pará, que era da princesa Isabel, filha de D. Pedro II, recebidas como dote de seu casamento com o nobre francês, Dom Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orleans e Saxe-Coburgo- Gota, o Conde D?Eu. A colônia era formada por diversos municípios que, ao serem desmembrados, passaram a se chamar com outros nomes.

Continua depois da publicidade

O contraste entre a serra e o litoral é o grande atrativo do município, que é abrigo da Serra do Corvo Branco, que possui alguns dos visuais mais privilegiados de Santa Catarina. A cidade oferece ainda ao visitante diversas cachoeiras e as águas cristalinas do rio Túnel, que convidam para o banho. A infraestrutura turística se reduz a algumas pousadas com poucos leitos, mas a exuberância da natureza compensa todas as dificuldades. A Corvo Branco (SC-370) tem uma estrada de 1,47 mil metros, de curvas fechadas, descidas íngremes e precipícios de tirar o fôlego, além de uma vista panorâmica inesquecível.

Na estrada fica também o maior corte vertical feito em rocha no Brasil (90 metros). Subir é uma aventura. A agricultura é a base da economia de Grão-Pará, sendo o fumo um dos principais produtos ao lado da fruticultura, pecuária, suinocultura e avicultura.

Fala do prefeito

– O município está em processo de desenvolvimento turístico muito grande e promissor – Amilton Ascari

Continua depois da publicidade

Saiba mais

População: 6.223 habitantes

Localização: região Sul, a 186 km da Capital

Área: 329 quilômetros quadrados

Emancipação: 21/06/1958

Características: origem alemã, italiana, polonesa e portuguesa

Atrativos: turismo rural com serras

Particularidades: sedia a Festa de São João Batista, com a tradicional queima da fogueira

Curiosidades: nome é uma homenagem a Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, príncipe de Grão-Pará

Pontos turísticos: Serra do Corvo Branco, Rio Túnel, praça Anésio Faust