A Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) divulgou o seu calendário de competições até o final do ano e estão agendadas 14 etapas para decidir os títulos brasileiros de surfe masculino, feminino e de longboard. A primeira delas dá continuidade ao Abrasp Super Trials – a divisão de acesso do circuito brasileiro de surfe profissional -, com a segunda prova do Circuito Petrobras de Surfe Feminino levando as melhores surfistas do país para a Baía de Maracaípe, em Porto de Galinhas (PE), nos dias 29 a 31 de agosto.
Continua depois da publicidade
No masculino, o primeiro confronto também é no Nordeste, com a cidade de Itacaré (BA) voltando a sediar uma das etapas do SuperSurf – a divisão de elite do circuito brasileiro de surfe profissional – e desta vez promovendo a penúltima etapa da temporada, entre 10 e 14 de setembro. Os campeões brasileiros de 2003 vão ser definidos um mês depois, nos dias 15 a 19 de outubro em Saquarema (RJ), na última semana antes do período reservado para as etapas dos Mundiais WCT – a elite – e WQS – a segunda divisão – da perna brasileira, que começa no dia 23 de outubro e vai até 9 de novembro.
Uma das novidades do calendário é o novo evento de nível máximo 3A do Abrasp Super Trials Masculino, o Cidade Maravilhosa Pro entre os dias 2 e 5 de outubro na Prainha, Rio de Janeiro (RJ), quando vai ser inaugurada uma série de oito semanas seguidas de competições que só termina em 23 de novembro. A segunda é o Gosurf Pro nas cidades de Rio Grande e São José do Norte (RS), que também vale 2000 pontos no ranking que indica os 28 surfistas que vão completar a elite nacional do SuperSurf no ano que vem, mas oferece a maior premiação do Abrasp Super Trials.
O tricampeão brasileiro, o paranaense Peterson Rosa, venceu a primeira etapa do SuperSurf 2003 e não largou a liderança, mas é seguido de perto pelo atual campeão, o carioca Leonardo Neves, além do carioca Marcelo Trekinho, do cearense Lucinho Lima, do baiano Flávio Costa e do pernambucano Sávio Carneiro, com menos de 500 pontos separando os seis primeiros colocados na classificação geral de três das cinco etapas da temporada.
No feminino, as principais candidatas à coroa da tricampeã, a carioca Andréa Lopes, são a cearense Tita Tavares, a paulista Suelen Naraisa e a cearense Silvana Lima, que disputaram as três finais neste ano. Com as vitórias em São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP), Tita está na frente com apenas 20 pontos de vantagem sobre Suelen, campeã da etapa de Torres (RS).
Continua depois da publicidade