No domingo cerca de 100 pessoas se reuniram na Praia da Ribanceira, em Imbituba, para o abraço simbólico promovido pelo grupo SOS Dunas da Ribanceira. Eduardo Rosa, técnico de informática, que encabeça o movimento ao lado do economista Luiz Antônio Silva, conta emocionado que as pessoas compareceram para fortalecer a causa que combate a extração de areia nas dunas, feita há mais de dez anos pela Mineradora Ravlen.
Continua depois da publicidade
O grupo se concentrou na praia às 9h30 e depois subiu as dunas, no evento que contou com livro de presença e distribuição de panfletos da causa. Eduardo comemora a presença do atleta catarinense Digiácomo Dias, tetracampeão mundial de sandboard, que fez questão de apoiar o movimento.
– É bem triste ver isso. Pra mim as dunas são super importantes, não só pelo esporte, mas pelo visual, pelo ecossistema, pelos animais. Está sendo destruído tudo isso. Quando cheguei lá e vi a área da extração fiquei até chocado – conta Digiácomo.
Agora o grupo aguarda que o pedido por uma Audiência Pública seja lido na Câmara de Vereadores, para só então ir a votação. Eduardo conta que a Audiência servirá para mostrar o que vem acontecendo nas dunas e para que as pessoas possam se manifestar, aprofundando o assunto junto aos órgãos ambientais, que autorizam a extração em dunas móveis.
– Vamos continuar agitando as redes sociais, que cresceram em adesões neste fim de semana do abraço, e aguardar nossos governantes se manifestarem e mostrarem interesse na questão – informa.
Continua depois da publicidade
Eduardo conta que o grupo planeja se reunir novamente em frente à Câmara no dia da votação pela Audiência Pública, com o objetivo de sensibilizar os vereadores.