Foram mais de 20 apertos de mãos e abraços dados pelo presidente Lula (PT) na recepção aos líderes mundiais para a reunião do G20 no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18). Alguns cumprimentos, no entanto, foram mais protocolares que outros. É o caso do encontro com Javier Milei, que teve uma recepção sem sorriso por parte do brasileiro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os sorrisos de Lula, anfitrião do grupo, foram mais abertos, no entanto, para Emmanuel Macron, presidente da França. Os dois já protagonizaram, anteriormente, um ensaio fotográfico digno de “bromance” (termo em inglês que junta duas palavras, brother (irmão) e romance, usado para definir amizades próximas entre homens). Para o francês, no Rio, o abraço foi mais forte e o retrato oficial, mais animado.

Lula também trocou abraços com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Um abraço também foi reservado para a primeira-ministra de direita da Itália, Giorgia Meloni, mesmo ela estando no lado oposto do espectro político.

Quem é a adolescente de Florianópolis que participa de simulação do G20

Continua depois da publicidade

A reunião no Rio marcou também a retomada da tradição do G20 que havia sido quebrada nas últimas duas edições: a “foto de família”. Os líderes se reuniram no jardim do Museu de Arte Moderna (MAM) e, com o Pão de Açúcar ao fundo, posaram para o registro oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Joe Biden não participou da foto. Ele estava reunido com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que também não chegou a tempo. Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, também se atrasou.

Veja fotos de Lula com os líderes políticos no G20

Leia também

“O mundo está pior”: Lula abre cúpula do G20 no Brasil com discurso sobre o combate à fome

Continua depois da publicidade

Mais de 80 países formam aliança para erradicar a fome e pobreza no mundo durante G20