Centenas de pessoas se reuniram na tarde deste domingo para dar um abraço simbólico ao Canto do Morcego, na Praia Brava, em Itajaí. A manifestação é contra a liberação de construções no local, que é considerado uma área de preservação ambiental. A corrente humana começou próximo a pedreira, na praia do Morcego, e seguiu até o clube Warung.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Decisão não autoriza ninguém a construir, diz promotor
Surfista Matheus Navarro lamenta decisão que autoriza construções no Canto do Morcego
Continua depois da publicidade
Os dois lados da polêmica sobre a liberação de construções no Canto do Morcego
A presidente da União dos Amigos da Brava (Unibrava), Sabrina Schneider, diz que a estimativa da organização é que cerca de 500 pessoas tenham participado da ação, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
– Todos estão indignados. Vieram frequentadores e pessoas que querem proteger o canto, foi muito bonito e emocionante – relata.
Sabrina explica que durante o protesto o advogado da entidade falou com todos que estavam presentes sobre o que está acontecendo com a área. Também foram recolhidas assinaturas para serem entregues ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– A nossa agenda dessa semana vai ser agendar visitas no Tribunal de Justiça, no Ministério Público e com o juiz que vai cuidar da ação aqui em Itajaí, porque agora a liminar será julgada aqui. A gente pretende fazer uma comitiva com o pessoal do movimento e mostrar quantas pessoas se preocupam com esse local, além de dar o nosso apoio ao promotor que cuida do caso – afirma.

Foto: Gabriel Camillo | Até os animais participaram do abraço ao canto
Apoio da comunidade
O músico Victor Praun foi uma das pessoas que esteve na Praia Brava para mostrar sua indignação com a liberação de construções no Canto do Morcego. Segundo ele, a participação da comunidade é muito importante.
– Acho que o abraço é importante também para quem não conhece se mobilizar e querer dar um basta nisso. Ninguém quer que o canto se transforme como aconteceu em Balneário. Nossa luta também é para tornar o lugar um parque natural – comenta.
Continua depois da publicidade
Há três anos Praun fez uma música em protesto contra a verticalização da Praia Brava, ressaltando as belezas naturais do local. O clipe foi gravado no Canto do Morcego.
O biólogo Carlos Valle também marcou presença no abraço simbólico. Ele relata que o protesto é em prol da preservação do canto norte, que é um dos locais da região com maior área de mata atlântica preservada.
– Já tivemos alguns abraços e três abaixo-assinados em prol desse movimento. Ali existem vários ecossistemas que se interligam, como mangue, restinga e a mata atlântica. Essas construções vão causar problemas de desmoronamento e assoreamento da lagoa. Vai acabar envolvendo todo corredor ecológico que existe nesta área – ressalta.
Continua depois da publicidade