O clima de união das quatro cidades-sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2008 é um exemplo para os outros 91 municípios que vão lutar pelo troféu mais importante do esporte amador catarinense a partir desta sexta, dia 21, até o dia 29.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta, atletas de Rio dos Cedros, Timbó, Pomerode e Indaial acenderam juntos a pira dos Jasc, no momento máximo da cerimônia de abertura, no Ginásio Walmor Busarello, em Rio dos Cedros.
O evento contagiou não apenas os competidores, mas autoridades e público em geral, que viram as quatro cidades representadas pelos elementos (terra, água, fogo e ar) em um show encenado principalmente por crianças e adolescentes.
Quem teve motivo a mais para se emocionar foram os atletas responsáveis pelo acendimento da pira: o nadador Leonardo Moreira (Indaial), o marchador José Alessandro Bagio (Timbó), o atirador Edson Volkmann (Pomerode) e a arremessadora de tiro e dardo Morgana Sclup (Rio dos Cedros).
Todos também acompanharam o juramento, feito pela marchadora Alessandra Picagevicz.
Continua depois da publicidade
– Esse momento demonstra a integração. ‘A união que vale ouro’ é nosso slogan e, com o início dos Jogos, queremos que isso se estenda aos outros municípios – afirmou o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc, Arlindo Ewald.
As 95 cidades participantes do Jasc foram representadas por parte da delegação na noite desta quinta, dia 20.
Disputas nesta sexta
Nesta sexta, elas se dividem conforme a disputa. Blumenau, por exemplo, estréia em seis modalidades (natação, judô, ciclismo, tiro, bolão 16 e punhobol) e terá atletas espalhados por todas as sedes. O primeiro dia de Jogos também terá os primeiros duelos de bolão 23, bocha rafa, bocha sul-americana, handebol e vôlei.