A abertura do Natal de Joinville promete reunir grandes atrações neste domingo (20), às 19h30min. O evento, que será celebrado em frente à prefeitura, terá uma encenação especial da chegada do Papai Noel, iluminação natalina e um coral temático composto por integrantes de seis grupos tradicionais de Joinville.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Além das músicas natalinas, haverá um momento religioso com o pastor joinvilense Deive Leonardo e com representantes das igrejas Católica, Evangélica e Luterana, refletindo o verdadeiro sentido do Natal.
Mais alta, árvore natalina de Joinville vai trocar de lugar
Para garantir que todas as pessoas possam acompanhar as apresentações, dois telões serão instalados na região. Um deles ficará próximo ao Tênis Clube e outro em frente ao monumento da Barca Colon.
Continua depois da publicidade
— Estamos preparando um evento especial para a Abertura do Natal. Como é no fim de semana, a expectativa é que tenhamos uma participação expressiva dos joinvilenses. O público será envolvido na narrativa que tem relação com o espetáculo Illuminare — detalha o secretário de Comunicação, Thiago Boeing.
Ruas serão interditadas perto da prefeitura
A partir das 17h30min, as ruas na região central de Joinville, próximas à prefeitura, serão interditadas. Com a previsão de intensa circulação de pessoas, os agentes de trânsito da prefeitura estarão em pontos estratégicos para orientar a população.
Natal em Joinville terá recorde de luzes com mais de 1 milhão de pontos de decoração
Motoristas que estiverem na Rua Helmuth Fallgatter terá que ir em direção à Ponte do Trabalhador. Outros pontos de interdição serão nas ruas 9 de março e XV de Novembro com a rua do Príncipe. Já para quem estiver se deslocando no sentido Norte-Sul, o fechamento ocorre nas ruas José Vieira com a Max Colin. E por fim, próximo ao Museu de Sambaqui, nas esquinas da rua Dona Francisca e avenida Beira Rio.
Pessoas com deficiência ou idosos que tenham a credencial em seus veículos poderão estacionar mais próximo ao local do evento. Entretanto, o acesso será pela Avenida Beira Rio, tendo o Museu de Sambaqui como ponto de referência.
Continua depois da publicidade
Os ônibus do transporte coletivo terão acesso ao Terminal Central. A partir de domingo, haverá aumento na oferta do transporte. Serão 67 linhas que farão 2.164 horários. As informações sobre itinerários e horários das partidas estão disponíveis no site Onibus.info.
Cuidados para evitar outro acidente
Um esquema de segurança com o apoio de forças de segurança será montado em frente à prefeitura. Segundo o colunista Jefferson Saavedra, na abertura do Natal Cultural deste ano, grades vão isolar o local das calçadas na área da futura estação do bombeamento do rio Mathias, inclusive a região onde a calçada cedeu no ano passado.
O público deverá ficar nas pistas da avenida Beira-rio (Albano Schulz), sem uso da calçada. O passeio será reservado para circulação das equipes de segurança. Do outro lado do rio, em frente à sede da prefeitura, as antigas defensas estão sendo substituídas por cercas.
A medida foi tomada por precaução, mantendo o público mais distante da margem do rio. A recomendação, feita pela Defesa Civil, ocorreu porque o muro naquele ponto é baixo – não há nenhuma relação com a calçada do acidente, já recuperada.
Continua depois da publicidade
Relembre como foi a queda da calçada
A calçada da avenida Beira-rio, próximo do prédio da prefeitura, desabou na noite de Abertura do ano passado, em 22 de novembro. Mais de 30 pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento.
Após o acidente, o local foi interditado e passou por perícia. Conforme o delegado Fabio Baja, responsável pela investigação, o laudo apontou que uma viga construída na década de 1970 girou e, com isso, a laje e a calçada que estavam em cima caíram e fizeram um “V”, derrubando as pessoas no rio Cachoeira.
Os primeiros processos indenizatórios para as vítimas do acidente foram homologados em junho deste ano e mais de 13 pessoas já fecharam acordo com a Justiça.
Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também:
Preço médio da gasolina aumenta 9% em um mês em Joinville
Covid-19: Joinville começa vacinação de crianças entre 6 meses e 2 anos
Prefeitura de Joinville quer revisar lei de incentivo às empresas