Começa neste domingo (12) as festividades de Natal de Joinville. Com as atrações em frente à prefeitura, a noite de abertura terá os duendes joinvilenses, Chineque e Chimia, que darão as boas-vindas ao público.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Além disso, o evento terá o acendimento das luzes no circuito natalino, que inclui a prefeitura e praças e um momento ecumênico, com uma oração conduzida pelo padre Anderson Pitz e os pastores Davi Paulo e Cléo Martin. A decoração deste ano terá um Presépio com peças em tamanho real.
A programação ainda conta com o espetáculo “Cartas de Natal”. A peça reúne dança, coral e teatro, com direção cênica de Lucas David, direção musical de Kátia Siqueira e direção artística de Patricia Dalchau.
Continua depois da publicidade
Toda a cerimônia deve durar cerca de uma hora e logo após, as atrações nas praças estarão abertas para visitação do público. Este ano, o tema do Natal de Joinville é “A Fábrica Encantada de Natal”.
Dois telões serão instalados no local. Um estará localizado na praça onde ficava o antigo “prédio verde” e outro próximo ao letreiro “Capital da Dança” instalado no gramado da prefeitura.
Segurança do local
Durante o evento, equipes de segurança devem ser deslocadas para a região da prefeitura de Joinville. Além da Polícia Militar e Polícia Civil, a festa terá presença de seguranças particulares, da Guarda Municipal, a Seprot vai reforçar o monitoramento por câmeras na área central.
— Alinhamos todos os pontos para estar preparados com um efetivo grande, todo mundo sabendo o que deve fazer e para que a população se sinta segura e possa participar de mais este grande evento — afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.
Continua depois da publicidade
Em 2021, a festa de Natal em Joinville ficou marcada pela queda da calçada durante a apresentação do “Natal Luz”. À época, parte da estrutura sobre a galeria fluvial do rio Cachoeira cedeu e abriu uma “cratera”. Pessoas que estavam próximas ao local caíram no rio.
O acidente deixou 33 feridos e a cerimônia foi interrompida por cerca de 40 minutos, período em que o atendimento foi prestado às vítimas.
O relatório final da comissão especial na Câmara de Vereadores que apurou o caso, assim como inquérito da Polícia Civil apontaram que a queda da calçada não teve culpados.
Mudanças no trânsito
Por conta das apresentações, as interdições do trânsito na área central serão feitas a partir das 17h30min. A avenida Hermann August Lepper será interditada para veículos da rua Nove de Março até a rua Max Colin. Quem vem da região do Boa Vista não vai poder acessar a rua Aubé, sentido Prefeitura.
Continua depois da publicidade
O motorista que vier da região Norte, pela avenida José Vieira, terá como último acesso, a rua Max Colin. Já quem estiver na região central, pela rua 9 de Março, o último ponto de acesso será a rua do Príncipe.
De acordo com a prefeitura, pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos com credencial poderão ir até a rua Dona Francisca com a rua Albano Schulz, no Museu do Sambaqui.
Leia também
Organização e ambulantes chegam a acordo e mudam taxas no Natal de Joinville
FOTOS: Chegada do Papai Noel e acendimento das luzes abrem Natal de Jaraguá do Sul
Merendas servidas em buffet nas escolas de Joinville devem ter definição até o início de 2024