Oportunidade de explorar um novo nicho de mercado, necessidade de buscar renda depois de uma demissão ou influência da cultura empreendedora na região. Os motivos que levam os blumenauenses a abrir a própria empresa variam, mas fato é que mais gente decidiu tirar o plano de negócio da gaveta e arriscar. De janeiro a setembro, foram criadas em Blumenau 4.817 novas companhias na cidade, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de SC (Jucesc). O resultado supera a média mensal de 2017 em 30%.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, a abertura de novas empresas também cresceu. O levantamento do órgão estadual mostra um avanço médio de 26,7% na comparação com os resultados de 2017. Para o presidente da Jucesc, Gerson Basso, os números reforçam o surgimento de novas empresas no Estado atraídas pelo ambiente empreendedor que o Estado oferece.
Donizete Böger, coordenador regional do Sebrae no Vale do Itajaí, avalia que a abertura de novos negócios ainda está muito relacionado às necessidades geradas pela crise econômica. Profissionais que perderam o emprego e não conseguiram recolocação e a nova lei da terceirização da atividade fim são fatores que impulsionaram os resultados.
– Ainda hoje, de maneira geral, temos mais empreendedorismo por necessidade do que por oportunidade. Há uma tendência de pessoas buscando por autoemprego – diz Böger.
Apesar do cenário adverso, o coordenador avalia que há no Vale do Itajaí uma forte cultura que favorece o movimento. Um levantamento da Praça do Empreendedor aponta que até setembro, o saldo de empresas abertas em Blumenau é de 2.116. Ao todo, há 13.214 negócios em funcionamento na cidade. Rafael Phillipe de Oliveira, diretor do projeto, avalia que o processo de desburocratização ajudou no resultado.
Continua depois da publicidade
Movimento de retomada no comércio catarinense
Com 852 novos estabelecimentos, Santa Catarina está na vice-liderança no saldo entre aberturas e fechamentos de lojas no primeiro semestre de 2018.
– Há uma tendência de recuperação da economia. Apesar de o setor de serviços ainda estar com retomada mais lenta, o número mostra aquecimento – afirma o economista da Fecomércio-SC, Luciano Córdova.
Planejamento e gestão são ingredientes para o sucesso
O empreendedor Caio Fontenelle ajudou a aumentar as estatísticas em Blumenau. Experiente, ele já comandava dois restaurantes em Blumenau quando decidiu investir para abrir o terceiro em maio. Há cinco meses, inaugurou o estabelecimento, com foco em gastronomia natural e produtos sem glúten e lactose.
– Há uma tendência mundial de aumento do consumo de alimentos saudáveis e percebi que não havia um restaurante explorando isso em Blumenau. Não é que o mercado estivesse tão favorável, mas vi uma oportunidade – afirma.
Continua depois da publicidade
Fontenelle diz que a havia uma demanda reprimida na região para esse tipo de cardápio e, por isso, o movimento no restaurante tem sido bom. Mesmo com muita pesquisa e planejamento, o empresário diz que apostou em uma previsão bem conservadora de negócio:
– Ninguém quer ser pego de surpresa no meio do caminho.
Ajustes da porta para dentro
Se o cenário externo é igual para todos, a receita é investir em melhorias dentro da empresa. Donizete Böger, coordenador regional do Sebrae no Vale do Itajaí, diz que é fundamental para os empreendedores investirem em planejamento e buscar capacitação:
– A empresa precisa primeiro quebrar no papel para depois ser testada no ambiente real. É melhor investir em planejamento e poupar alguns milhares de reais antes de abrir as portas.
De acordo com Böger, as empresas brasileiras têm conseguido melhorar as estatísticas de sobrevivência justamente por apostar em gestão e planejamento. Segundo dados do Sebrae nacional, 76% dos negócios já sobrevivem depois do segundo ano de atividades. Em 2012, o índice era de 62%.
Continua depois da publicidade
Para o coordenador, o futuro exigirá mais atenção para a automação dos processos e o crescimento nas plataformas digitais. O investimento em ferramentas que atendam essas premissas será fundamental para os empreendedores.
Na próxima segunda-feira, o Sebrae dá início, em Blumenau, às atividades da Semana Global do Empreendedorismo. Este ano o evento terá como tema “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”. Os interessados em participar das ações podem consultar a programação das atividades no site www.empreendedorismo.org.br.