Jaraguá do Sul mal se despediu da Schützenfest é já se prepara para outro grande evento: a 15ª edição das Olimpíadas da Juventude de Santa Catarina (Olesc). A Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME) corre contra o tempo com os preparativos do evento, que se inicia no próximo sábado. Serão oito dias de esporte, com a disputa de 14 modalidades, em 15 locais de prova. Neste sábado, ocorrerá a abertura oficial do evento, marcada para as 19h30, na Arena Jaraguá.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região ::
Na reta final para o evento, o presidente da FME, Jean Leutprecht, explica que a verba estadual de R$ 150 mil será utilizada na sonorização, na limpeza, na locação de espaços, nos reparos em alojamentos enas confecções de camisetas. A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) gastará R$ 1,1 milhão para realizar o evento.
– Nas últimas semanas, revisamos a situação dos ginásios, como marcação das linhas para cada esporte. Agora, falta definir a logística dos alojamentos. Teremos 28 escolas mais a Arena Jaraguá e o Pavilhão de Eventos recebendo atletas – destaca Leutprecht.
As delegações começam a chegar no próximo sábado. Serão 76 municípios participantes e cerca de três mil atletas e dirigentes.
Continua depois da publicidade
Antes mesmo da abertura oficial, as disputas começaram com o atletismo, no fim de semana, em Itajaí. O motivo da transferência de local foi o atraso na conclusão do Centro Esportivo Murilo Barreto de Azevedo, no bairro Tifa Martins. Segudo o diretor da FME, Alessandro Martins, o atraso da obra se deu devido às intensas chuvas nos últimos dias. Ele frisa que são necessários cinco dias de pista seca para passar a camada impermeabilizante e continuar a obra.
– A obra da pista mais as arquibancadas deverão ficar para o próximo ano. Infelizmente, as chuvas não ajudaram para entregarmos para a Olesc – explica Martins.
Além do atletismo, a ginástica artística será realizada fora de Jaraguá do Sul. O local de prova será Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau. E o encerramento será no dia 5 de dezembro, às 13 horas, no ginásio Arthur Müller.
Primeiras conquistas
A equipe de atletismo de Jaraguá conquistou cinco medalhas na 15ª edição da Olesc. Três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Os destaques foram Gabriel Tavares, primeiro lugar do declatlo e do salto em distância, e Pâmera Fernandes Maria, campeã do salto com vara.
Continua depois da publicidade
Jaraguá do Sul irá competir em mais nove modalidades, ficando de fora da ginástica artística e rítmica, tênis de campo e futsal feminino. Os atletas estão ansiosos para jogar em casa. Entre as equipes focadas na competição, está o voleibol masculino e feminino.
O treinador Luiz Carlos Rodrigues da Silva revela que a equipe masculina está treinando junto desde as categorias mirins e participaram de diversas competições ao longo do ano para a Olesc. Já as garotas estão reinando cerca de dois anos juntas e tem como ponto forte o saque e o bloqueio.Segundo o treinador, a pressão e a ansiedade serão obstáculos por se jogar em casa.
Para sediar os jogos, a rede municipal e estadual fizeram uma força-tarefa para não perder as aulas durante os dias de competição. Ao todo são 28 escolas, sendo que 19 municipais e 9 estaduais.
Na rede municipal, a diretora de ensino fundamental, Marcilene Campregher, afirma que irão cumprir os 200 dias letivos exigidos, seja com reposição de aula ou com atividades paralelas. O ano letivo acaba em 18 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Já na rede estadual, os alunos também irão cumprir os 200 dias letivos. Por causa da greve, os dias perdidos já estão sendo repostos nos finais de semana e atividades também estão sendo desenvolvidas. A semana de exame também poderá ser utilizada para reposição de aulas.