A comunidade de Joinville e de todo o Brasil já pode fazer a inscrição para o X Fórum Nacional de Defesa Civil. O evento, que será sediado, pela primeira vez, por Joinville, será realizado no Complexo Expoville, nos dias 25, 26 e 27 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site do Ministério da Integração Nacional: www.integracao.gov.br.
Continua depois da publicidade
No dia 2 setembro, o credenciamento será a partir das 10 horas. A abertura esta marcada para 14 horas, e às 16 horas será realizada a palestra magna “Prevenção e Preparação: as diversas formas de articulação para gestão do risco”.
No segundo dia, a partir das 9 horas, será promovida a plenária principal abordando ações do governo federal para o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, incluindo ações dos seguintes órgãos: Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Depois do intervalo para o café, às 10h30, será a vez das Oficinas técnicas e Boas práticas. No período da tarde, a plenária principal vai discutir a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. A partir das 16 horas, voltam a ser promovidas oficinas técnicas, abordadas boas práticas dos municípios, e ainda haverá um simulado de preparação para desastres, como agir e salva vidas.
No dia 27 de setembro, pela manhã, o tema da plenária principal será a “Proteção e Defesa Civil: abordagem sistêmica das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação”, além da continuidade da realização de oficinas técnicas e exposição de boas práticas, até 13 horas.
Continua depois da publicidade
Evento de abrangência nacional, o Fórum tem como objetivo principal fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a promoção e conhecimento de ações municipais e visa capacitar coordenadores municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em assuntos relacionados à prevenção e minimização dos riscos de desastres.