O presidente da Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, Lucas Sernajoto (PMDB), assumiu interinamente o cargo de prefeito do município pela segunda vez neste ano, na tarde de quinta-feira. O motivo foi o afastamento do prefeito eleito, Nerci Santin, e do vice, Clemoar Finger, ambos do PMDB.
Continua depois da publicidade
Santin teve seu registro de candidatura impugnado em primeira instância, ainda em setembro, por motivo de uma condenação de resistência qualificada, de 2009. Ele teria discutido com um policial que aprendeu um caminhão de sua propriedade quando era prefeito, em 2001.
O juiz de Abelardo Luz enquadrou o candidato na Lei de Ficha Limpa. A defesa conseguiu reverter a decisão no Tribunal Regional Eleitoral antes da eleição. Depois de eleito o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu o registro e Sernajoto assumiu o cargo na primeira quinzena de janeiro.
O advogado de defesa entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal e garantiu o retorno até que, na semana passada, o ministro Edson Fachin deu decisão contrária.
Novo recurso
Continua depois da publicidade
O advogado de defesa da chapa do PMDB, Diego Gomes, disse que entrou com outro recurso para revisão da decisão do ministro Fachin, para manter Santin no cargo até que ocorra uma decisão definitiva, do plenário do STF.
O recurso pode ser julgado na próxima semana mas a decisão final pode levar meses o até mais de um ano. O advogado argumenta que o fato envolvendo Santin é anterior à aprovação da Lei da Ficha Limpa, que é de 2010.
Caso o STF mantenha o afastamento o município deve ter novas eleições.