O Avaí deixa de lado o Campeonato Catarinense e volta a focar na Copa do Brasil. Após eliminar Ceilândia-DF e Juventude, o Leão terá pelo caminho o Fluminense. E como está o time do Rio de Janeiro em 2018? Treinado por Abel Braga há um ano e três meses, o Tricolor se desfez dos principais nomes do elenco para a atual temporada e tem no prata da casa Marcos Júnior o ponto de desafogo no comando de ataque.

Continua depois da publicidade

Destaque do time

Formado na base do Fluminense, Marcos Júnior subiu ao profissional em 2012. Aos 25 anos, assumiu a responsabilidade de liderar o ataque tricolor, principalmente após a saída do artilheiro Henrique Dourado para o rival Flamengo. E tem feito bonito em campo, pois já marcou seis gols em oito jogos na atual temporada. Não por acaso, ele é a principal esperança do time carioca para chegar à quarta fase da Copa do Brasil.

Como está em 2018

Continua depois da publicidade

Eliminado na primeira fase da Taça Guanabara, com uma campanha que teve direito a derrota para o Boavista (3 a 1) e empate com a Portuguesa (0 a 0). Na Copa do Brasil, porém, o time foi bem nas duas primeiras fases. Na inicial, venceu a Caldense (1 a 0), enquanto que na segunda goleou o Salgueiro (5 a 0). Para completar, ainda chega embalado após atropelar o Bangu e o Flamengo (ambos por 4 a 0), pela Taça Rio.

O comando técnico

Abel Braga está em sua terceira passagem como técnico no Fluminense. Ele é o segundo treinador que mais comandou o Tricolor, com 305 jogos, atrás apenas de Zezé Moreira, que tem 497 partidas. O trabalho atual dele à frente do time já dura um ano e três meses. E tem, no comando do clube, títulos importantes como os Cariocas de 2005 e 2012, além do Brasileirão de 2012.

Retrospecto – Avaí x Fluminense

As equipes duelaram 15 vezes na história e o Tricolor tem larga vantagem, com 10 vitórias. O Avaí tem somente dois triunfos. Ainda foram três empates. O último jogo entre os times foi em 17 de outubro do ano passado, quando o Fluminense venceu por 1 a 0 no Maracanã. No jogo do turno, o goleiro Kozlisnki perdeu a titularidade após entregar um gol no pés de Henrique Dourado.

Continua depois da publicidade

Time base do Fluminense

Júlio César; Renato Chaves, Gum e Ibañez; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Marlon; Marcos Júnior e Pedro.

Folha salarial do Tricolor

No final de 2017, a diretoria do Fluminense anunciou a saída de oito jogadores de uma só vez. Com isso, a folha salarial do Tricolor para a atual temporada teve uma queda significativa e gira em torno de R$ 3,5 milhões por mês.

Confira a tabela do Estadual.

Confira mais notícias sobre o Campeonato Catarinense 2018