O abastecimento de água de Itaiópolis foi retomado nesta quarta-feira (9), dois dias após a contaminação do rio São Lourenço, o que interrompeu a captação de água no município do Planalto Norte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a limpeza da rede foi realizada durante a manhã e, na sequência, a Estação de Tratamento de Água (ETA) foi colocada em funcionamento novamente.
No período da tarde, por volta das 15 horas, tanto a parte da cidade abastecida pelo bombeamento, quanto a por gravidade começaram a receber água. A previsão é de que todo o sistema seja normalizado até o início da manhã de quinta-feira (10).
> Escolas e comércios são afetados em 3° dia sem água em Itaiópolis
Continua depois da publicidade
A Casan informou que segue com o monitoramento para garantir a completa segurança da água. Desde que foi detectada a contaminação do manancial, todas as medidas foram tomadas para garantir a segurança da população.
Durante o período em que o abastecimento ficou suspenso, foram disponibilizados caminhões-pipa para o atendimento aos serviços essenciais.
Ainda não é possível saber o que pode ter ocasionado a contaminação no rio. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Defesa Civil coletaram amostras da água para identificar a causa da poluição e enviaram o material para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Joinville. O resultado deve sair nos próximos dias.
Leia também:
Lixo espacial atravessa o céu em Monte Castelo, no Norte de SC; veja o vídeo
Continua depois da publicidade
Morte de shaper causa comoção no surfe catarinense
Professor suspeito de fornecer celulares a detentos em Jaraguá do Sul é afastado
Joinville volta a ter menos de 1 mil casos ativos de Covid após dois meses