Um dos principais motivos de dor de cabeça de quem está nas praias do Norte deve ter fim nesta segunda-feira. As empresas responsáveis pelo abastecimento de água garantem que o atendimento deve ser normalizado até o fim da tarde.

Continua depois da publicidade

O sábado e o domingo ainda foram sem água para alguns moradores e visitantes de São Francisco do Sul, Itapoá e Araquari. Apesar de muitos turistas já terem retornado para suas casas, apenas em Barra Velha o serviço já foi restabelecido.

De acordo com o presidente da Samae, Fernando Ledoux, por enquanto o sistema de rodízio está mantido em São Francisco. Em alguns locais, apesar de já ter terminado o horário para receber a água, continuam abastecidos por causa da pressão da rede. Ainda há falta de água no bairro Paulas e o Samae está trabalhando com quatro caminhões-pipa.

Em Itapoá, a responsável pela distribuição, a Itapoá Saneamento, diz que o serviço melhora progressivamente desde o dia 1º, quando os turistas começaram a voltar para casa. A empresa acredita que, a partir desta segunda, o abastecimento deve ser 100% restabelecido. A companhia vai manter duas estações de tratamento compactas, instaladas para reforçar o serviço, até o Carnaval. O caminhão-pipa será dispensado quando o abastecimento estiver 100%, mas pode ser usado novamente no Carnaval.

Continua depois da publicidade

Segundo a Casan, as chuvas dos últimos dias melhoraram significativamente o nível dos poços artesianos de Araquari, o que colaborou para o abastecimento no município estar praticamente restabelecido. No entanto, a família da servente de banco Karine dos Santos, 34 anos, que mora no Centro, ainda sofre com a falta de qualidade da água, que voltou a chegar pelas torneiras e está com uma cor amarela.