Os reparos na adutora que capta água do Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz, foram encerrados nesta terça-feira e, às 22h30min, a estrutura foi religada e voltou a operar normalmente. Segundo a Casan, a partir de agora cerca 1,5 mil litros de água devem abastecer a região da Grande Florianópolis. O abastecimento estava comprometido desde a madrugada de domingo, quando um deslizamento de terra rompeu a adutora. A companhia prevê que o sistema esteja operando normalmente até o fim da manhã de quarta-feira e completamente abastecido ao longo da tarde de quarta-feira. Até terça-feira à noite, ainda não havia prazo para que o serviço fosse retomado.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira, os testes com a pressão da água mostraram que a estrutura precisava de reforços, o que atrasou o religamento, que estava previsto para ocorrer entre o final da tarde e início da noite de terça-feira. A Casan esclarece que o atrasou ocorreu porque foi preciso colocar mais uma barra longitudinal sobre as estruturas, além de fixar os cabos de ancoragem dos pilares. Ao todo, foram 70 horas de serviço no local de difícil acesso.
Durante esta terça-feira, novos testes apontaram que a operação de reforço nos pilares de sustentação da estrutura foi bem sucedida. Segundo a Casan, o reforço permite que a tubulação suporte a pressão da água, mesmo que o solo esteja instável por conta da forte chuva do fim de semana. Um equipe de 60 trabalhadores se revezou, com auxílio de geradores, três escavadeiras hidráulicas e dois caminhões, para finalizar os trabalhos.
As regiões mais afetadas eram as partes altas de São José e Biguaçu, Centro, Itacorubi, Trindade, Santa Mônica, Pantanal e Carvoeira, em Florianópolis. Apesar do restabelecimento do sistema, a Casan mantém o pedido para que a população não afetada racione o uso da água para que todas as regiões prejudicadas sejam abastecidas o mais rápido possível.
Continua depois da publicidade