Três adutoras de água do Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz, romperam com a enxurrada e deslizamento de terra na madrugada deste domingo, 21. O abastecimento de água para Grande Florianópolis está reduzido a 40%, segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Florianópolis e Biguaçu são as cidades mais afetadas.
Continua depois da publicidade
As estruturas são responsáveis por levar água bruta do rio até a Estação Cubatão, onde é tratada e distribuída. As adutoras abastecem as cidades de Palhoça, São José, Biguaçu, Florianópolis – no Continental, Centro e bairros Trindade, Itacorubi, João Paulo, Cacupé, Saco dos Limões e Costeira.
A Casan comunicou que equipes estão no local desde o amanhecer, providenciando conserto da tubulação rompida. A região é de intensa vegetação e difícil acesso, mas o maquinário necessário para recompor a estrutura já está no local.
Famílias isoladas
Continua depois da publicidade
De acordo com informações Defesa Civil, uma uma árvore caiu sobre a rede elétrica as margens da SC-410, em Canelinha, obstruindo o único acesso a uma propriedade no bairro Índia. Como uma confraternização estava ocorrendo no local, 25 pessoas ficaram isoladas durante a madrugada.
Em Santo Amaro, os rios Cubatão e do Braço saíram da calha por conta do alto volume de chuva na região, inundando ruas do município. Seis famílias ficaram ilhadas por algumas horas, mas a situação foi normalizada na manhã de domingo. O nível dos rios está baixando gradativamente.
Volume de chuva
Nas últimas 12 horas os maiores volumes de chuva se concentraram sobre as regiões litorâneas de SC, segundo dados da Epagri/Ciram. Isso ocorre devido ao fluxo de ar frio e úmido, que vem de uma área de alta pressão sobre o oceano Atlântico, e a influência de uma frente fria.
Continua depois da publicidade
Confira os maiores volumes de chuva na Grande Florianópolis:
Domingo é de tempo encoberto e chuva em Santa Catarina
Chuva provoca deslizamento em Florianópolis
Em 24 horas, cidades de SC registram mais da metade da chuva esperada para maio