O abastecimento de água na Grande Florianópolis, que começou a apresentar problemas na madrugada do último domingo em função do rompimento de três adutoras em Santo Amaro da Imperatriz, deve ser normalizado na maioria das residências ao longo desta quinta-feira. É o que informa a Companhia Catarinense Águas e Saneamento (Casan).

Continua depois da publicidade

“Então estamos distribuindo o máximo de água disponível no sistema para agilizar a normalização. A expectativa é de que quinta-feira ao longo do dia a grande maioria esteja com o abastecimento normalizado”, diz em nota.

Acrescenta ainda que está distribuindo uma vazão para a Grande Florianópolis de 2,8 mil litros por segundo, quando a média normalmente é de 2,5 mil litros por segundo.

Porém a companhia ressalta que os técnicos temem que as regiões de ponta de rede, como João Paulo, Itacorubi, Córrego Grande, ainda apresentem problemas pontuais, porque a alta pressão com que vem a água pode causar a queima das bombas utilizadas para abastecer esse tipo de local. Mas se acontecerem serão problemas pontuais, garante a Casan.

Os reparos na adutora que capta água do Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz, foram encerrados às 22h30min de terça-feira, e os testes para fazer o sistema voltar a operar normalmente seguiram durante toda a madrugada.

Continua depois da publicidade

No último comunicado, na manhã desta quarta-feira, a companhia havia informado que áreas nos pontos mais altos de Biguaçu e de São José começariam a ser regularizadas completamente somente a partir do final da tarde desta quarta-feira, assim como na Bacia do Itacorubi, em Florianópolis, porém não soube informar como estava a situação nesses locais às 18h desta quarta-feira.

Casan pede que uso racional seja mantido

A Casan publicou comunicado pedindo para que a população faça uso racional da água, para que as regiões mais prejudicadas possam ser reabastecidas de maneira mais rápida. Confira algumas dicas:

— Adie, na medida do possível, o uso de máquina de roupas;

— Tome banhos rápidos, que não ultrapassem cinco minutos;

— Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com toalha de papel, guardanapo e esponja;

— Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe todas a louça e depois enxague as peças;

Continua depois da publicidade

— Nunca use mangueira para lavar pátios e quintais. O adequado é usar vassoura e balde;

— Não regue o jardim neste período;

— Verifique se não há torneiras pingando no imóvel.

ONDE RECLAMAR

Para reclamar de falta de água, ligue para a Central de Atendimento da Casan pelo 0800-643-0195 ou acesse o site www.casan.com.br.