Bairros da zona Leste, Norte e Sul de Joinville podem sofrer com a falta de água durante a quarta e quinta-feira. A falta de água ocorre depois de um vazamento na adutora da rua Almirante Jaceguay, na zona Norte da cidade. Para realizar o reparo no local, a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão precisou ser suspensa, deixando cerca de 70% dos joinvilenses sem água na noite desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Equipes da Companhia Águas de Joinville trabalharam durante a noite para conter o vazamento e religar o sistema. Por volta das 1 hora desta quarta, os trabalhos na ETA foram retomados. Mas os moradores ainda podem sofrer com a falta de água, já que o sistema pode demorar algum tempo para normalizar por completo. O calor e alto consumo de água também dificultam o restabelecimento da rede.
O vazamento ocorreu na adutora de 600 milímetros. De acordo com César Meyer, assessor de desenvolvimento e planejamento da Companhia, o problema já havia sido mapeado na segunda-feira pela empresa, que tentou vedar a vazão na tentativa de não precisar paralisar a estação. Porém, no final da tarde de terça-feira, a companhia observou a necessidade de seccionar a tubulação, para isso foi necessário desligar a ETA para secar os valos. A estação do Cubatão ficou cerca de cinco horas paralisada, causando impacto em pelo menos 29 bairros da cidade.
— Isso impacta bastante porque os reservatórios da estação de tratamento não conseguem amanhecer em sua totalidade, isso impacta no abastecimento de 70% da população — explica o assessor.
Ao longo desta quarta, os joinvilenses devem sentir o sistema sendo restaurado. Mas, para as pessoas que residem mais distante da estação – nas pontas da rede – o fornecimento deve normalizar por completo até a manhã de sexta-feira, podendo ocorrer períodos de baixa pressão nos canos. Os moradores que residem em áreas mais altas também podem enfrentar este problema.
Continua depois da publicidade
Os bairros mais distantes, localizados no extremo Sul e Leste,, que podem sofrer com a falta d’água nesta quarta e quinta são: Parque Guarani, Paranaguamirim, Ulysses Guimarães, João Costa, Jardim Irirú, Iririú e também os bairros na região Norte como o Jardim Paraíso, Jardim Sofia e Vila Cubatão.
Com a parada da ETA, a restauração do sistema pode acarretar outros pontos de vazamento devido a pressão na tubulação. Segundo Meyer, a Companhia retorna o abastecimento de forma gradativa para evitar este “golpe” e minimizar o dano à população.
A Águas de Joinville orienta, principalmente para quem mora próximo da estação, a economizar no consumo para que os moradores das pontas de rede tenham o abastecimento normalizado com mais agilidade. Além disso, Meyer também reforça a importância da caixa d’água, principalmente nestes casos em que a empresa necessita suspender a ETA para realizar a manutenção na rede.