Os casos de abandono de pit bulls estão aumentando em Joinville. O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) abriga atualmente 64 cães que sofreram de maus tratos, a raça pit bull é a que mais aparece. Atualmente, seis cães da raça estão abrigados no CBEA, todos disponíveis para adoção. De acordo com a entidade, a principal causa para o abandono seria a falta de conhecimento sobre as características da raça.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
– Ele [o pit bull] é um cachorro que precisa de espaço para correr e soltar suas energias. O animal cresce, as pessoas mantêm ele confinado e o cão fica agressivo, por falta de exercício físico e outros cuidados que ele precisa ter – descreve a gerente do CBEA, Marisa Fock.
Ela também alerta que a instituição recebe de 8 a 10 pedidos de resgates de pit bulls, por semana. Os animais recolhidos pela entidade recebem acompanhamento veterinário, passam por exames, recebem microchip, são castrados e vacinados.
As pessoas que adotam um animal do CBEA devem se responsabilizar com cuidados como alimentação adequada, higiene, vacinação, cuidados veterinários. A recomendação é que a pessoa interessada em adotar tenha residência própria. Além disso, alguns dos cachorros não devem ser acolhidos por pessoas que possuem outros animais de estimação ou crianças em casa.
Continua depois da publicidade
– E o muro [da casa] tem que ser alto, porque ele escala um muro de 2 ou 3 metros de altura com facilidade – explica Marisa.
Conheça a feira Adote um Amigo
As pessoas interessadas em acolher um animal podem acessar a feira virtual Adote um Amigo, realizada pela CBEA de forma permanente. É necessário preencher um formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Joinville, nele é possível conhecer alguns dos animais desabrigados.
> Veja como receber a newsletter do A Notícia em seu e-mail
Após a inscrição, os candidatos podem visitar o CBEA para conhecer e se adaptar aos animais, com a orientação da equipe de cuidadores da unidade. As visitas podem ser agendadas de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Obras da cadeia feminina de Joinville têm novo adiamento e atraso já passa de cinco anos
Joinville alcança 92% da população adulta com primeira dose da vacina contra Covid