
Como ajudar
Segundo a presidente da Frente de Ação pelos Direitos dos Animais (Frada), Ana Rita Hermes, o melhor caminho para ajudar animais abandonados, quando você não tem condições de adotá-lo, é compartilhar a informação nas redes sociais. Em páginas de ONGs e grupos, como a Frada, a Guapecas, o Abrigo Animal, costuma-se formar uma rede de contribuições para ajudar com lar temporário, carona, ração, “vaquinha” para pagar consultas veterinárias e adoções.
Continua depois da publicidade
– Hoje, o Abrigo Animal está lotado, as ONGs estão cheias e os voluntários não conseguem acolher mais animais. Mas a maioria das pessoas que entra em contato via página da Frada no Facebook, por exemplo, conseguem algum tipo de ajuda – conta Ana Rita.
Os bairros em que mais ocorrem casos de abandono de animais são na periferia, como Morro do Meio, Paranaguamirim, Itinga, Comasa e Jardim Paraíso. Ana Rita acredita que a solução para a questão dos animais abandonados está em um programa contínuo de castração para evitar mais ninhadas de cachorros e gatos que, depois, não terão um lar. Este trabalho é responsabilidade do Centro de Bem Estar Animal de Joinville, que foi aberto em 2012 para acolher e tratar de animais que foram vítimas de maus tratos, e fazer a castração em massa de animais de rua. No entanto, os voluntários e as famílias de baixa renda estão encontrando dificuldades para fazer os procedimentos no instituto público.
– Às vezes, eles dizem que não podem fazer a cirugia porque não tem condições, que falta medicamentos, e mandam embora com o animail – fala ela.
Continua depois da publicidade
A esperança está no decreto 26.024, de 26 de novembro de 2015. Ele institui que cinco clínicas devem ser credenciadas para prestar o serviço de castração em um prazo de no máximo 60 dias após o pedido. Podem fazê-lo os protetores voluntários e as família de baixa renda regularmente inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, a partir de solicitação à Secretaria do Meio Ambiente.
Conheça os serviços municipais*:
Centro de Bem Estar Animal: o Centro de Bem Estar Animal é um serviço que acolhe e trata de animais em vítimas de maus tratos comprovados, promove a castração em massa de animais de rua e atua na orientação quanto à posse responsável de animais. O Município não possui abrigo público para animais abandonados nem hospital ou clínica pública para animais.
Denúncia de maus-tratos: casos de maus-tratos (abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação) podem ser denunciados de forma anônima no número 156, da Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Joinville, ou no site http://ouvidoria.joinville.sc.gov.br .