Elas quase sempre têm longos cabelos loiros e rostinho bonito. Ok, o time inclui uma ruiva com madeixas desgrenhadas e até uma sereia, mas o que todas essas personagens têm em comum? Sim, a cintura fininha.

Continua depois da publicidade

:: Produtora americana vira hit ao lançar campanha pelo direito de ser feliz acima do peso

É contra esse corpo quase que padrão das princesas da Disney que uma adolescente norte-americana lançou um abaixo-assinado que já reúne mais de 28 mil assinaturas. Jewel Moore, estudante de ensino médio, pede que o estúdio crie uma princesa plus size.

– Eu sou uma jovem que veste tamanho grande e conheço muitas garotas e mulheres que lutam com a autoconfiança e precisam de personagens assim na mídia – justificou a adolescente em petição criada no site Change.org.

Para Jewel, falta representação positiva de mulheres gordinhas na ficção – daí a sugestão por uma protagonista plus size que seja “brilhante, surpreendente e memorável”:

Continua depois da publicidade

– Faria muito bem para essas garotas que são bombardeadas com imagens que fazem elas se sentirem feias por não se adequarem a um padrão magro – escreveu.

Estúdio criou princesas orientais, índias e negras – e até uma ruiva de cabelo encaracolado. Jewel acredita que está na hora desse time ganhar uma musa gordinha

Sem padrão

O pedido da adolescente nasceu na mesma semana em que a vice-presidente de design da Mattel, Kimberly Culmone, falou sobre as controversas proporções da boneca.

– O corpo da Barbie nunca foi desenhado para ser realista – admitiu Kimberly Culmone, vice-presidente de design da marca. – Ele foi pensado para as garotas vestirem e despirem com mais facilidade – continuou.

Continua depois da publicidade

Para a designer, as meninas não espelham seu modelo de corpo ideal no da Barbie. Será mesmo?