Estilos de negócios muito diferentes foram escolhidos este ano pelo Sebrae-SC para o projeto Eu Empresário. De Santa Cecília, uma autoelétrica com cinco anos de história às margens da BR-116 e de gestão familiar.

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De Criciúma, uma lanchonete especializada em esfihas, kibes e beirutes; e de Nova Trento, a loja que vende fechaduras e ferragens criada por um jovem quando ele tinha 22 anos.

Cada uma destas empresas recebeu 20 horas de consultoria de especialistas do Sebrae-SC. Depois de conhecerem o diagnóstico de seus negócios feito por um profissional experiente em analisar empresas, eles modificaram as suas rotinas e processos.

Passada esta fase, Gustavo Duarte, da Autoelétrica JG; Sérgio Dias, do Esfihão; e Robson Boso, da Trava Forte, se sentem mais preparados para fazerem os seus sonhos crescerem.

Todos querem seguir crescendo

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A intenção do empresário Sérgio Dias é expandir a presença da marca Esfihão em Criciúma e nas cidades vizinhas. Ele passou por duas experiências negativas, ao ter novas unidades, sofreu prejuízos financeiros e teve que se desfazer de dois carros para quitar as dívidas.

Mais precavido, agora o empresário que nasceu em Minas Gerais, cresceu em São Paulo e que adotou Criciúma há 10 anos, quer ter todos os detalhes do que deve fazer antes de partir para uma segunda loja do Esfihão. Outro sonho acalentado por ele é transformar o Esfihão em uma opção de franquia. Com as dicas do consultor Rafael Andrade, ele terá o caminho facilitado.

Em Santa Cecília, o sonho do empresário Gustavo Duarte é ampliar a autoelétrica que ele mantem atualmente com a esposa, Joece, e apenas um empregado, para um truck center. O novo empreendimento ampliaria a capacidade da autoelétrica. O local mantido pelo casal teria capacidade de atender veículos pesados e revisar as áreas elétrica e mecânica de caminhões que circulam na região.

O primeiro passo para realizar este desejo de Gustavo e Joece será a compra de um equipamento orçado em R$ 12 mil. Investimento para o qual os empreendedores estão se preparando, seguindo as orientações do consultor Daniel Keller.

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A expectativa do casal é de que em até dois meses essa nova máquina esteja em operação na autoelétrica, ampliando a possibilidade de atendimento e atraindo mais clientes fixos para a empresa.

A consultoria de Fabiano Debrassi ajudou o empreendedor de Nova Trento a ter uma visão mais clara e prática do futuro. Robson já está trabalhando na abertura de uma nova loja e negociando com quatro novos fornecedores.

Antes, o empresário sabia que queria crescer, mas não sabia exatamente como fazer. O consultor avaliou que a empresa tinha a capacidade financeira para expandir e indicou os passos a seguir.

Caderno dá dicas a empreendedores

Santa Catarina tem vocação para o empreendedorismo. Tanto que, em um cenário nacional de recorde na criação de empresas, como neste ano, o Estado se posiciona como o terceiro do país com o maior crescimento no número de negócios, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

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A série de reportagens do Eu Empresário, um projeto do Sebrae-SC em pareceria com a RBS, acompanhou de perto a realidade de três microempresas de diferentes regiões Santa Catarina, cada uma delas em uma fase diferente de desenvolvimento.

Enquanto Gustavo Duarte, dono da Autoelétrica JG, de Santa Cecília, guardava os rendimentos da empresa no bolso, e o empreendedor Sérgio Dias, do Esfihão, em Criciúma, pagava duas vezes pelo ICMS em alguns produtos, o empresário Robson Boso, da Trava Forte, em Nova Trento, só precisava implantar mais algumas ferramentas de controle financeiro.

As diferenças não apareceram apenas nas finanças, mas na estrutura geral das empresas participantes. As mudanças recomendadas pelos consultores foram da transformação profunda, em uma delas, aos ajustes finos, nas outras. A riqueza dos exemplos, que também foram permeados pela história de vida dos empresários, teve o potencial de inspirar empreendedores pelo Estado afora.

Para fechar a série de reportagens, iniciada no dia 9, o DC preparou um caderno especial, que será encartado neste sábado, dia 22, no jornal. Em oito páginas, o leitor poderá conhecer quais são os erros mais comuns de quem começa um negócio e, seguindo as dicas de consultores, aprender a evitá-los.

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As reportagens apresentam as bases para que os empreendedores estimulados pelo projeto dêem o passo inicial na realização dos seus sonhos, e servem também para os empresários já estabelecidos. O caderno ainda mostra o capítulo final da consultoria nas microempresas, revelando o que elas conseguiram modificar em suas rotinas e processos.