A Monte Agudo é uma vinícola boutique, localizada em São Joaquim, na Serra catarinense, que produz vinhos finos em quantidade limitada e de altíssima qualidade. Patrícia Ferraz, uma das diretoras da empresa, destaca as principais características da vinícola.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— Reconhecemos que uma das principais características do vinho é proporcionar momentos inesquecíveis na presença de boas companhias. Aliado a isso, um vasto universo se abre para seus apreciadores, que em constante aprendizado são seguidamente surpreendidos pelos aromas, sabores e maneiras de harmonizar — diz a diretora.

Quem é a enóloga que trouxe premiações internacionais para os vinhos de altitude em SC

Patrícia conta que a Monte Agudo é uma empresa familiar, fundada em 2004 pelo pai, o médico pediatra Leônidas Ferraz, que tinha o sonho de produzir o próprio vinho, em parceria com o produtor de grãos Alceu Muller.

Continua depois da publicidade

— O sonho deles se tornou realidade a partir da aquisição de 55 hectares e a compra de mudas que vieram da França. Hoje ela é um sonho de todos nós: minha mãe Alida e meus irmãos Léo e Carol. A paixão por vinhos do meu pai nos encantou — ressalta Patrícia.

Nestes quase 20 anos, o compromisso da vinícola é produzir vinhos de qualidade em um terroir único com solo, temperatura e altitude diferentes das exploradas nas demais regiões produtoras do Brasil.

— A Serra catarinense é um lugar incrível, mas também muito desafiador para o setor agrícola. O clima é muito variável e o relevo é muito acidentado. Isso torna a produção de vinhos uma tarefa muito complexa. Mas mesmo diante das adversidades, os vinhos de altitude vêm se consolidando, fazendo com que nossa região seja muito respeitada no âmbito da produção de vinhos do Brasil — destaca.

Uma curiosidade interessante da vinícola é que a família começou a plantar os vinhedos a partir de mudas vindas da França. As vinhas tiveram origem no início de 2005, em 06 de janeiro, data em que é festejado o Dia de Reis Magos.

Continua depois da publicidade

— Por isso costumamos dizer que os vinhos foram presentes provenientes da terra fértil de São Joaquim, a 1.280 metros de altitude na localidade Fazenda Morro Agudo — conta Patrícia.

Vinícolas produz cinco variedades

A vinícola produz atualmente cinco variedades: o Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Malbec.

— O rendimento dos nossos vinhedos é de cinco a sete toneladas por hectare. São necessários aproximadamente 1.200 gramas, mais de um quilo de uva por garrafa, pois prensamos muito levemente nossas uvas, utilizando a prensa pneumática — explica a gestora.

Além da produção de rótulos muito apreciados, a Vinícola Monte Agudo é famosa pelo restaurante com cardápio exclusivo e os eventos que mesclam boa música e um por do sol que deixa todos os visitantes encantados.

Continua depois da publicidade

— Estamos sempre inovando e fazendo o melhor por quem nos visita. Por isso temos uma diversidade grande de atividades na vinícola, além dos eventos sunset, os preferidos de quem nos visita — finaliza Patrícia.

Veja fotos da Vinícola Monte Agudo

Leia mais

Presidente da Argentina é presenteado com famoso vinho produzido na Serra de SC

Villa Francioni: A vinícola que permitiu o voo do vinho de altitude de Santa Catarina