Qual a religião certa: o cristianismo, o islamismo, o budismo? Qual o melhor time: o Flamengo, o Barcelona, o Avaí, o Figueirense? Qual a cidade mais bonita: Rio de Janeiro, Paris, Florianópolis? Qual a melhor ideologia: a direita, a esquerda? Quem sabe mais: o homem, a mulher? Existe vida depois da morte? Existe vida fora da Terra? O cidadão deve ser preso após condenação em segunda instância? Os fins justificam os meios? Ser ou não ser? Quem pensa logo existe? São necessárias as cotas raciais? Dar emprego a 14 milhões de pessoas é possível? Quem muito promete pouco faz? Quem é ficha limpa pode se regenerar? Realmente a Justiça demora, mas não falha? Deus existe? Para todas essas indagações a resposta é afirmativa, ou negativa, ou talvez.
Como já disse Raul Seixas: “Aos 11 anos já duvidava da verdade absoluta”.
Continua depois da publicidade
Technicolor
Atualmente, a parte melhor da política brasileira é a propaganda. Não só pela qualidade das imagens, como também pelo tamanho das promessas.
Em Santa Catarina não há disputa, só convergência.
Avaí
Três dos principais jornais de todo o mundo repercutem nesta segunda-feira o ICO do Avaí. Os britânicos The Times e The Sun, assim como o francês L’Équipe ressaltam o Avaí como o primeiro clube no mundo a adotar o ICO como forma alternativa de financiamento. Destacam ainda o interesse de Newcastle United e Cardiff City, ambos da Premier League, que avaliam seguir no mesmo caminho pioneiro do Avaí!
Almanaque dos Recordes
Continua depois da publicidade
Assim como nesses salões de arte contemporânea surgem pretensos artistas que ocupam espaços privilegiados com obras ridículas, os candidatos nanicos ocupam a mídia, gastam dinheiro, e prejudicam o resultado das eleições que poderia ser outro, caso não perseverassem em suas vãs esperanças. Ambos, micro artistas e micro políticos, deveriam entrar para o Guinness como recordistas mundiais de ausência de autocrítica.
Tá melhor
Vou dizer uma coisa pra quem gosta de futebol: o campeonato dos Estados Unidos, com vários jogadores de renome internacional encerrando a carreira, está melhor do que o brasileiro. O jogo de sábado, entre Toronto e Los Angeles Galaxy (do sueco Ibrahimovic, que fez um golaço) e transmitido pela Sport TV, que terminou com vitória do Toronto por 5 a 3, foi emocionante e com estádio lotado.
Invasão de espaços
Os candidatos a governador de Santa Catarina estão entrando nos espaços dos candidatos a deputado estadual e federal, no horário de propaganda política no rádio e televisão. Entram dizendo que é preciso votar nesses postulantes por esse ou aquele motivo. Isso não pode, segundo a lei eleitoral.
Tem que melhorar
Floripa não está na lista das 15 cidades brasileiras com maior disponibilidade de 4G na telefonia móvel, aponta levantamento da Open Signal. Está fora do ranking também da velocidade do download do serviço.
Continua depois da publicidade
Vou de Uber
Tina Nunes Pires, uma das musas de Coqueiros, inovando: além de sua loja de bijuterias, agora também divide o tempo com uma nova experiência: é motorista de Uber, atividade que já conta com um bom número de mulheres na cidade.
Paternidade
A respeito de nota nesta coluna, o deputado Jorginho Mello vem informar que foi ele o presidente da comissão que instituiu o Artigo 170 da Constituição Estadual, que destina recursos do orçamento para bolsas de estudo quando era o presidente da Assembleia Legislativa durante a aprovação do projeto e teve a oportunidade de sancionar a lei durante o seu mandato de governador interino, em 2009.
Há quem diga, entretanto, que são mais dois pais brigando por essa paternidade: deputado Paulo Eccel, que apresentou o projeto e que teve a cooperação de outras entidades, e o deputado Pedro Uczai, que somente presidiu as audiências públicas apresentadas nas IES.
A noiva
Pesquisas internas indicam que tem candidato ao governo surfando junto com o seu candidato à presidência da República. E no segundo turno pode ser a “noiva” cobiçada por quem quiser o seu apoio. A conferir, então.
Via Estressa
Há 12 anos, segundo pesquisa do Serviço Secreto do Cacau, quem quisesse escapar de um congestionamento na Via Expressa no período da manhã precisava chegar à rodovia até 6 horas e 30 minutos. Com o tempo, esse horário foi diminuindo. Em 2015, era preciso começar a trafegar por volta de 6 horas e 10 minutos. Atualmente, para quem quiser pegar um tráfego legal o horário é de 5 horas e 55 minutos. A continuar nesse ritmo, em pouco tempo o relógio do congestionamento estará marcando 5 horas e 30 minutos. Mas nos próximos 12 meses, enquanto durarem as obras de construção da terceira pista na via, vou dar a dica: quem cedo madrugar andará mais rápido.
Continua depois da publicidade
Despedida
Provavelmente o gol do atacante Romulo na derrota do Avaí por 3 a 2 sábado em Criciúma foi o último pelo clube. O jogador está de malas prontas. Vai jogar no exterior. Metade da torcida lamenta, outra metade comemora.