Na véspera de encerrar o prazo para entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, 85,6% dos catarinenses já acertaram as contas com o Leão. Isso significa que até agora 985,4 mil pessoas informaram os rendimentos à Receita Federal, sendo que o montante de declarantes no Estado é de 1,15 milhão. Ou seja, 164,6 mil declarações ainda precisam ser entregues. No Brasil, 79,3% dos contribuintes entregaram o documento. Os dados foram atualizados às 17h desta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

— Santa Catarina está um pouco à frente do país. A gente ainda espera receber o total de declarações dentro do prazo — afirmou o delegado da Receita Federal do Brasil (RFB), Saulo Figueiredo Pereira, em entrevista coletiva.

No ano passado, 1,12 milhão catarinenses entregaram no prazo as declarações. A dica, segundo o supervisor do programa do Imposto de Renda em Santa Catarina, Odimar Alves, é declarar inicialmente com os documentos disponíveis para não perder o prazo e depois fazer uma retificação. Essa alteração pode ser feita em até cinco anos, desde que não passe por fiscalização por parte da Receita Federal. Porém Alves lembra que o contribuinte não poderá fazer a mudança de formulário (desconto simplificado) depois do prazo de entrega.

Quem perder o prazo estará sujeito à multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.

Continua depois da publicidade

Entenda quem deve declarar no imposto de renda

Nem as redes sociais escapam

A Receita Federal faz o cruzamento de diversos dados, como movimentação em cartão de crédito e contas bancárias, para encontrar possíveis erros e irregularidades. Até as redes sociais são utilizadas para checar possíveis inconsistências.

— Desde que surgiu a internet a Receita utiliza, é bastante comum usar as informações das redes ou do Google, por exemplo. Nós começamos com a análise dos contribuintes pela rede social, a gente monta um quadro de quem é o contribuinte para ver onde focar os esforços de fiscalização — explica o supervisor da equipe de malha fina da Receita Federal, Alberto Pinto Pereira.

O delegado da RFB complementa afirmando que os dados das redes sociais são “dados externos que não são descartados”.

Continua depois da publicidade

O processo de declaração do IR começou em 1º de março e vai até sexta-feira, dia 29 de abril.

Até o dia 20 de abril, semana passada, apenas 54,7% dos catarinenses (629.157 pessoas) informaram os rendimentos à Receita Federal.