Faltando um dia para o encerramento do prazo, 24.240 contribuintes de Santa Catarina ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Os dados foram confirmados pela Receita Federal e consideram os documentos enviados até as 11h desta segunda-feira (30).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Neste ano, 1,58 milhão de declarações são esperadas no Estado e o prazo final para a prestação de contas é às 23h59 desta terça-feira, 31 de maio. No Brasil, a expectativa é que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o fim do prazo.
Segundo a Receita Federal, quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até esta terça-feira, está sujeito à multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa e, após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
Continua depois da publicidade
Neste ano, o PIX poderá ser usado para recebimento da restituição e pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e o acesso à declaração pré-preenchida será ampliado para diferentes plataformas. Será possível, por exemplo, começar a declaração no programa instalado no computador, continuar no celular e finalizar na internet.
A restituição do IR será feita em cinco lotes. Veja as datas:
- 1º lote – 31 de maio de 2022
- 2º lote – 30 de junho de 2022
- 3º lote – 29 de julho de 2022
- 4º lote – 31 de agosto de 2022
- 5º lote – 30 de setembro de 2022
Leia também
UFSC procura pacientes com Covid para fazer reabilitação
SC investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos
Chinelo à beira de rio é última pista deixada por criança desaparecida no Norte de SC