Nos corredores do Parque Vila Germânica, Sasha Bauer exibe com orgulho a faixa de rainha da Oktoberfest Blumenau. Faz tempo que ela espera por isso. Se tornar a principal representante da maior festa alemã das Américas sempre esteve nos planos da jovem de 24 anos. 

Continua depois da publicidade

Não imaginava, porém, que junto com o sonho viria o desafio de uma pandemia. A Covid-19 atrasou os planos de representar o evento, mas deu a ela mais do que a coroa. Hoje, carrega também o título de reinado mais duradouro.

> Acesse a página da Oktoberfest Blumenau 2022 no NSC Total

O medo de uma doença nova provocada pelo coronavírus, as incertezas sobre a realização da festa e aquilo que parecia ser um problema para superar em meses, provocou o cancelamento do evento por dois anos seguidos. 

O parque Vila Germânica, palco da Oktoberfest, virou central de atendimento para pacientes infectados pelo vírus e depois serviu para vacinação contra a doença. 

Continua depois da publicidade

Renascia ali a expectativa da volta aos pavilhões e o reinado se aproximava. A coroa, recebida em outubro de 2019, passou a brilhar agora, três anos depois, e tornou tudo ainda mais especial. 

— Eu e as princesas (Giane Prochnow e Franciele Aline Schwanke) sempre pensamos: “Calma, que nossa hora vai chegar”. E agora estamos vivendo a maior Oktoberfest do mundo, na Alemanha, que serve de referência para a nossa — conta Sasha com lágrimas nos olhos.

Tanta emoção se justifica. Integrar a realeza da Oktoberfest Blumenau é um sonho nutrido nela desde o berço. A rainha conta que ainda no colo dos pais ia para a festa, sempre trajada. A mãe dela chegou a participar de um concurso, nas primeiras edições da festa, para integrar a realeza da maior festa alemã das Américas. 

Ela não ficou entre as três representantes, mas o sonho permaneceu e quando eu nasci ela acabou passando para mim. Lembro que minha mãe me levava para assistir aos concursos da realeza e sempre colocava a sementinha: “Um dia pode ser tu”. Eu acabei crescendo ouvindo isso e abracei esse sonho — relembra Sasha. 
Sasha relembra o sonho de infância de ocupar a realeza
Sasha relembra o sonho de infância de ocupar a realeza (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

A espera pelos 21

Quando fez 18 anos, estava convicta de que iria participar do concurso de realeza da Oktoberfest, mas precisava aguardar os 21 – idade mínima para se inscrever. Nesse intervalo, se dedicou ao que considera a maior preparação para o momento que vive hoje e conquistou a faixa de rainha da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. 

Continua depois da publicidade

Em 2019, ela se despediu dos tablados de ginástica rítmica carregando 164 medalhas para viver o sonho de uma vida inteira. E lá estava a jovem, com uma legião de familiares e amigos apoiando o que tinha se tornado um desejo coletivo. Na noite da final, quando foram conhecidos os três nomes que iriam compor a realeza da Oktoberfest 2020, a emoção tomou conta. 

Sem sombras de dúvidas, um dos dias mais felizes da minha vida até hoje — confessa. 

Rainha da Oktoberfest Blumenau brilhou nos tablados e agora será árbitra de ginástica

A festa esperada para aquele ano não veio, e também não aconteceu em 2021. Em meio às incertezas do reinado, Sasha se formou em Direito, foi árbitra de ginástica rítmica nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), perdeu os avós por quem nutria uma relação profunda de afeto, mudou o rumo da carreira e decidiu que, enquanto a festa não vinha, precisava fazer algo pela Oktoberfest. 

Nascia ali a ideia de criar uma marca de trajes típicos. Ela conta que no processo se deu conta de que demandaria muito tempo e recurso. Aí veio o plano B. Ela assinou uma coleção de trajes para uma marca já existente. 

Continua depois da publicidade

—[Em três anos] o rumo da minha vida mudou completamente. Arrisco dizer que o amadurecimento foi tão grande que me tornei outra mulher. Hoje em dia trabalho como modelo e digital influencer. Então a minha vida virou de cabeça para baixo, mas posso dizer que estou feliz onde estou, sou muito grata à Oktoberfest pelas oportunidades e portas que se abriram nesse caminho — conta. 

Sasha com o caneco ofical da Oktoberfest Blumenau 2022
Sasha com o caneco ofical da Oktoberfest Blumenau 2022 (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Agora, às vésperas da Oktoberfest invadir os pavilhões da Vila Germânica, o reinado ganhou vida. Rainha e princesas já participaram de eventos em São Paulo e Maceió levando o nome da festa. Na última quarta-feira (14) embarcaram rumo à Alemanha, para participar da abertura da Oktoberfest de Munique e convidar o público para vir a Blumenau. A ansiedade para preparar as malas, o sorriso no rosto ao receber cada pessoa que pedia uma foto, um misto de sentimentos, nas palavras de Sasha. 

Agora é para valer. 

É um misto de sentimentos ver que a nossa Oktoberfest está finalmente batendo na porta, porque a gente sabe que com a Oktoberfest um ciclo muito importante da nossa vida vai se encerrar. A gente vai acordar no dia seguinte e pensar: “E agora, acabou? Depois de três anos, acabou?”. Mas com certeza a gente está mais preparada do que nunca e estamos muito felizes — garante.

Assista vídeo sobre a história de Sasha Bauer com a Oktoberfest

Vídeo explica tudo sobre a Oktoberfest 2022

Leia também 

Onde encontrar traje típico alemão para a Oktoberfest Blumenau e quanto custa

Quanto custa o ingresso para a Oktoberfest Blumenau 2022 e como comprar

Parque de diversões da Oktoberfest Blumenau terá “chapéu mexicano” e tirolesa