Os primeiros 15 dias do verão catarinense estão irretocáveis no que se refere às condições climáticas. Céu claro, altas temperaturas, pouca chuva e as delícias do Oceano Atlântico banhando as praias do litoral. Quem veio deve ter algumas dezenas de queixas e críticas do turismo amador que aqui se pratica, da indisciplina no trânsito, da bagunça comercial nas praias, da invasão de traficantes, drogados e craqueiros, dos abusos e desrespeito à lei do silêncio. Mas em relação ao tempo, ninguém tem do que reclamar. Está excelente!

Continua depois da publicidade

Em relação aos serviços públicos, registros de falta de energia em vários balneários. Portanto, a Celesc tem muito o que melhorar.

Principal serviço publico durante a temporada _ até mais precioso do que a luz _ o sistema de abastecimento d¿água tem funcionado muito bem, repetindo o qualificado serviço que a Casan ofereceu no verão passado, sem racionamentos ou cortes inesperados.

O destaque agora fica, também, com a Casan. O presidente Valter Galina e equipe estão a merecer o troféu do ano em relação às medidas de combate à poluição nas praias do norte da Ilha.

As escunas que fazem o circuito nessas praias registram a maior demanda de turistas nacionais e estrangeiros. São mais de dois mil por dia, conduzidos por 15 embarcações. Ficam no trapiche ao lado do rio do Braz, no ano passado a maior vergonha da Capital, com esgoto escurecendo as águas. Manchetes ganharam os jornais do Brasil e da América Latina.

Continua depois da publicidade

A Casan realizou notável trabalho de recuperação ambiental. Investiu em nova Estação, limpou o rio do Braz e criou soluções técnicas inexistentes no resto do Brasil.

Os milhares de veranistas e turistas não se cansam de ressaltar a eficiência da Casan este ano. Cardumes de peixes, crustáceos e água claríssima nas águas do norte da Ilha lembram as maravilhas do Caribe. Com muito mais beleza e acidentes geográficos.

A Casan provou que, havendo vontade política e determinação, graves problemas que afligem as comunidades podem ser resolvidos.

Violência

Santa Catarina teve aumento no número de homicídios entre 2005 e 2015, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O crescimento da criminalidade foi de 66,44%. Houve elevação de 7,21 para 12 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. São Paulo teve queda de 53,32%, passando de 18,21 para 8,5. O Rio Grande do Sul aumentou na década 70,25% e o Paraná registrou queda de 63,47%

Continua depois da publicidade

Secretário

O ex-prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), vai integrar o primeiro escalão do governo Raimundo Colombo. Está decidido que ocupará a Secretaria de Assuntos Estratégicos, hoje exercida por seu pai, o deputado federal Cesar Souza (PSD).

Com a volta de Cesar Souza para a Câmara Federal, o deputado Edinho Vez, do PMDB, retorna à condição de suplente.

Reação

Lideranças do PMDB catarinense, que já andam de cara torcida com a entrada do PP no Secretariado Estadual, acham que Colombo estica demais a corda com esta nova mudança. O partido perde um representante na Câmara Federal. E fica cada vez mais evidente a opção do governador pelo PSD no projeto de 2018.

Ausência

Frustraram-se as expectativas dos organizadores da visita do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) no fim de semana em Florianópolis. A reunião que aconteceu no gabinete do vice-presidente da Assembleia, deputado Aldo Schneider(PMDB), teve a presença de apenas dois deputados federais: Rogério Mendonça, o Peninha, do PMDB, que organizou a agenda, e Esperidião Amin, do PP. Arantes (2o à direita) esteve com Peninha e deputados federias no Box 32 do Mercado Público.

Continua depois da publicidade

O voto

O deputado Esperidião Amin (PP) já sinalizou que, por exclusão, votará na reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Participou do encontro na Casa da Agronômica, quando criticou Maia de corpo presente, apontando dois equívocos graves da Mesa: quando tentou votar o projeto, sem assinaturas, que anistiava os crimes de caixa 2 e ao decidir pautar o projeto mutilado das 10 medidas contra corrupção.

Perda

Família Daux de luto com o falecimento em Florianópolis de dona Janice Pereira Daux, viúva do empresário Nagib Daux, um dos sócios do grupo empresarial da rede de cinemas da Capital e Laguna no século passado. Durante anos inovou o comércio lojista com a Jane Modas, na rua Padre Miguelinho. Era, sobretudo, um excepcional ser humano: sensível, alto astral, profunda espiritualidade, de princípios e valores.

Avaliações

O presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, emitiu nota de apoio às medidas propostas pelo prefeito Gean Loureiro à Câmara Municipal. Destacou a inclusão do Fundo Municipal de Inovacão. Já o Sindicato dos Servidores Municipais publicou nota condenando várias medidas que atingem o funcionalismo.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira