Uma russa apaixonada pelo Brasil mudou-se para Santa Catarina e virou dona de uma franquia que se espalhou por cidades catarinenses. Essa é a história de Anna Vladimirovna Makarenko, que começou a fazer pães caseiros por hobby e, com o sucesso da atividade, passou a vender os produtos em Joinville, onde fazia as entregas de bicicleta. Hoje, a Oh My Bread! conta com 13 lojas espalhadas pelo Estado e cinco no Paraná.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Carinhosamente chamada de Anya e natural de Seversk (Rússia siberiana), ela conta que começou a visitar o Brasil em 2009 e estudar o português de forma intensa. Formada em música em São Petersburgo, o que mais lhe chamava a atenção era a Bossa Nova e os cafés urbanos presentes na cultura brasileira.
Conheça a lanchonete de Joinville em que ovos são protagonistas do cardápio
Em 2015, ela conheceu o então marido e mudou-se definitivamente para o Brasil, mais precisamente para Joinville, já que a família do ex-esposo havia se mudado recentemente para a cidade. Como estava sem emprego e adorava cozinhar, aprendeu a fazer pães em vídeos no YouTube. Com o passar dos meses, aprimorou a técnica da panificação e, por indicação do companheiro à época, começou a oferecer para os vizinhos de porta.
Continua depois da publicidade
— Começou no prédio, depois comecei a sair nas ruas, andando pelo bairro. Eu andava com uma bolsinha com os pães prontos e batia de casa em casa, entrava em estabelecimentos. Assim foi se espalhando, as pessoas foram comentando e aí começou a se criar uma pequena rede de clientes — lembra Anya.
Com o crescimento nos pedidos, Anya começou a usar um quartinho de serviço na casa da cunhada para produzir os pães, que contava apenas com uma bancada, uma prateleira e um forno improvisado. Com as primeiras economias comprou uma bicicleta e, na cadeirinha, colocava uma caixa que saia cheia de pães e voltava vazia. A russa passou a aumentar o raio das entregas e, em poucos meses, cortava Joinville em duas rodas.
A atividade era exaustiva, já que trabalhava sete dias por semana, mas relata que o gosto pelo que estava fazendo era tanto, que compensava.
— Eu não tinha nenhuma pretensão nem sonho de ter uma padaria. Na realidade, eu nunca tinha feito pães na minha vida. Eu cheguei a trabalhar bastante com a alimentação, mas servindo em um restaurante turístico de São Petersburgo. Mas não cheguei a trabalhar na cozinha. E isso veio pra mim na forma de diversão — conta.
Continua depois da publicidade
Lojas em SC e no Paraná
A primeira loja da Oh My Bread! foi erguida em Joinville em 2016, um ano após Anya começar na panificação por hobby. A partir disso, as lojas foram aumentando, assim como o volume de pães produzidos e padeiros contratados. Durante a expansão da marca, a empresária fez sociedade com outros quatro profissionais e, atualmente, há 18 padarias no total, que produzem mais de mil pães por dia.
Anya conta que a empresa começou a trabalhar apenas com pães de fermentação natural, que ainda é o principal produto comercializado, mas aos poucos o cardápio foi recebendo novas opções. Atualmente, há uma variedade de 15 tipos de pães, além da linha de folhados no estilo francês, pizzas artesanais, patês sem conservantes e itens de confeitaria.
As lojas também contam com mercadorias de parceiros, como geleias, granolas e vinhos. Anya destaca que o diferencial está na qualidade dos alimentos selecionados e no processo de produção, já que tudo é testado antes de ser comercializado.
Continua depois da publicidade
— As receitas têm várias inspirações de origem italiana, francesa, russa. Várias receitas contém centeio, por exemplo, que é bastante utilizado no leste europeu. Nosso diferencial é o zelo, a responsabilidade, a técnica e a experiência que temos. Estamos sempre focados em aprimorar, por isso sempre optamos pela matéria-prima de qualidade e adequada para mantermos o padrão — destaca.
Recentemente, a franquia passou a ofertar cursos profissionalizantes de panificação artesanal e, também, de gestão, liderança e vendas. Ambos são ministrados em Joinville.
Leia também
Os segredos do vinho catarinense que encantou Madonna durante turnê ao Brasil
Vinícolas criam a primeira adega do Brasil no fundo do mar em SC
Empreendedoras de SC unem empoderamento e luta contra o preconceito com cabelos cacheados