A vida pacata dos pescadores nos arredores da Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos, contrasta com a badalação do resort de mesmo nome, instalado a menos de um quilômetro dali. O local é conhecido por receber celebridades brasileiras e internacionais, e já chegou a hospedar Beyoncé e Paul McCartney.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os Ganchos são a região mais ao Nordeste da península onde fica o município de Governador Celso Ramos. Nos Ganchos do Meio, a tradição dos gancheiros — gentílico da cidade — é presente entre os pescadores e pequenos comerciantes que vivem ali. Muitos são filhos e netos dos produtores da região.

— Aqui é assim. Todo mundo é daqui. Você nasce mais adiante, e vai morrer lá pra cima — exemplifica o pescador Bruno Flanders, de 36 anos, ao apontar para o morro que circunda a pequena baía, repleta de barcos de pesca.

Chamado de “resort dos artistas”, o hotel Ponta dos Ganchos frequentemente recebe celebridades em seus bangalôs com vista para o mar. Uma noite lá pode custar até R$ 6.100 para um fim de semana em março de 2025, de acordo com uma consulta feita pelo NSC Total. O local também oferece atividades como passeios de caiaque e aulas de mergulho.

Continua depois da publicidade

Uma das visitas mais ilustres à Ponta dos Ganchos foi a de Paul McCartney, em outubro do ano passado, quando o ex-Beatle fez um show em Florianópolis. Para os moradores da região, porém, a presença do astro britânico não fez diferença. Alguns sequer sabiam, na ocasião, que ele faria um show na Capital.

— Eu acho que no bairro inteiro ninguém sabia que ele vinha. Para nós, tanto faz, se ele tá ou não tá (no hotel) — diz o pescador Edgar Egídio Sagaz, de 51 anos, nascido e criado a cerca de 500 metros do hotel.

A população local não chega a conviver diretamente com os artistas, que costumam ficar isolados na área do resort. De vez em quando, algum sai para dar uma volta.

— O Paul andava por tudo com o vidro do carro aberto. Esses tempos, o Luciano, dupla do Zezé di Camargo, esteve aqui andando de barco. Mas a gente não liga para isso. Aqui, eles são só mais um entre nós — fala o pescador aposentado João Luís Grape, de 73 anos.

Continua depois da publicidade

Muitas vezes, os moradores nem reconhecem os famosos. A padaria Juliana, estabelecimento mais antigo do bairro, fundada na decada de 1960, recorda a ocasião em que recebeu uma “visita” de Galvão Bueno.

— Uma vez o Galvão Bueno veio aqui na padaria. Mas como aqui a gente não liga para essas coisas, eles entram e a gente nem percebe — ri Augusto Miranda, de 25 anos, que trabalha no estabelecimento fundado pelo avô.

Veja fotos da região dos Ganchos

Leia também

O segredo da praia de Governador Celso Ramos que é “campeã” de selos de Bandeiras Azuis em SC

Continua depois da publicidade