Eles vendem carros de, no mínimo, R$ 85 mil. Para saber detalhes sobre o produto que comercializam e convencer os interessados a gastarem com os automóveis, vendedores fazem treinamentos em grandes cidades, como São Paulo, e até cursos no exterior, com as despesas pagas pela montadora e loja.

Continua depois da publicidade

Gerentes comerciais das maiores concessionárias afirmam que a preparação é para oferecer qualidade de atendimento aos consumidores de luxo.

Na Audi Breitkopf, de Florianópolis, os vendedores não precisam ter experiência na área de vendas, até porque todo o suporte lhes é dado assim que fazem parte da equipe.

Lúcio Machado Osório, gerente comercial da concessionária, conta que desde 2006, os vendedores passam por três módulos de treinamento em São Paulo, em que aprendem sobre aspectos relacionados à venda dos carros, formas de atendimento e como apresentar o produto, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Em um segundo momento, quando passaram da experiência, há a oportunidade de viajar para a Alemanha, onde têm curso sobre os veículos da marca.

– Na loja, damos o suporte básico para o vendedor iniciar o trabalho, mas após a fase inicial, ele faz o curso em São Paulo.

Um pouco mais cedo, em 2004, começaram os treinamentos para os vendedores da marca BMW, na concessionária Top Car, de Blumenau. O gerente comercial André Ricardo Pera explica que são oferecidos, em média, quatro cursos por ano para os funcionários, que tratam de conhecimento dos produtos da marca e de técnicas de vendas de luxo. Ele confessa que, daquele ano para cá, os treinamentos deram mais conhecimento sobre o mercado de automóveis e os produtos que se vende na loja, o que também contribui para que os funcionários trabalhem mais tempo no local.

Continua depois da publicidade

– Os cursos ajudam na formação de uma equipe entrosada, para que não haja rotatividade de pessoal o tempo todo.

Treinamento especializado

Há treze anos vendendo carros que custam acima dos R$ 105 mil, Sibele Milene Machado, de 35 anos, é certificada pela montadora Mercedes-Benz com o título de C-Sales, conquistado quando se completa os três módulos do curso.

Atualmente vendedora da DVA Automóveis, de São José, ela teve a primeira experiência no ramo em outra concessionária, como secretária do gerente geral. Aos poucos, por iniciativa própria, foi vendendo os veículos da Chevrolet aos amigos do pai, no período oposto ao seu trabalho oficial.

Continua depois da publicidade

– Vendia os carros Premium, então comecei a ser identificada na loja por isso e ganhar alguns prêmios financeiros da montadora.

O sucesso nas vendas chegou aos ouvidos da concessionária DVA, que a ofereceu um emprego como vendedora. Sibele, de início apreensiva com o novo desafio, acabou o aceitando.

Apesar de mais de uma década na empresa, seus treinamentos continuam: neste ano, ela está inscrita em um curso que será realizado em junho. Sibele explica que a participação (e aprovação) nesses treinamentos ajuda a concessionária a conseguir reconhecimento da montadora, no final do ano, além de contribuir para o conhecimento do produto que se vende.

Continua depois da publicidade

– Nunca saímos dos treinamentos sem informação de algo que tínhamos dúvida. Os palestrantes nos dão todo o suporte para as vendas – recorda.