Funcionário do parque há quase duas décadas, Hélio Ribeiro é o peruqueiro oficial de O Sonho do Cowboy desde 2012. Cabe a ele fazer a manutenção das 50 peças usadas pelos atores no show e ajudá-los com a colocação das perucas.
Continua depois da publicidade
– Hoje, por exemplo, me pediram para fazer um bigode oriental para um novo personagem. Estou usando um pedaço de peruca antiga e adaptando o material – explica, ao mesmo tempo em que faz o manuseio.
Além do figurino, outro “acessório” indispensável para o elenco é a voz. Com direção musical de Tim Rescala e com colaboração de profissionais como Monique Aragão e Mareike Valentin, de Blumenau, a trilha sonora do show é completamente orquestrada e cantada ao vivo pelos artistas. Às 17h, uma hora antes de subir ao palco, eles se encontram para fazer aquecimentos vocal e corporal. Enquanto uns se alongam, outros acompanham a atriz e preparadora vocal Ariane Ribeiro, 31 anos, ao piano. A blumenauense garante que a voz é tão importante para o musical quanto a roupa, a peruca ou a maquiagem dos atores:
– É um musical, então se usa muito a voz. Tem que ter um trabalho mais meticuloso, preparar as cordas vocais direitinho.
Continua depois da publicidade
Reunidos em meia-lua, todos começam a cantarolar conforme as instruções de Ariane. Tudo é trabalhado: desde a entonação até o alcance vocal. Num primeiro momento, os artistas cantam juntos; em seguida é hora de mostrar a afinação em rápidas performances solo. Depois de cinco ou seis exercícios, eles estão afiados para entrar em cena e dar o melhor de si. No dia seguinte, farão tudo novamente – tudo por amor à arte.