O recente clamor das ruas demonstrou o poder das massas na determinação de mudanças. Os protestos agitaram as lideranças políticas que se mobilizaram, meio atordoadas, para atender a uma população insatisfeita, num espasmo de indignação e intolerância. Embora as manifestações já tenham surtido efeito na sensibilização das autoridades públicas para questões fundamentais do país, nem tudo se resolverá com o grito popular.

Continua depois da publicidade

Há uma silenciosa revolução em marcha, uma transformação orgânica na qual a Univali participa ativamente. Embora seja verdade que as palavras de ordem nas ruas reorientam a pauta política, a grande e efetiva mudança passa forçosamente pela escola. É nela onde as gerações de hoje e amanhã poderão se preparar para o cumprimento do sonho de uma nação que pretende inaugurar um novo paradigma democrático, que resolva as contradições do modelo atual, no qual pobreza e exclusão estranhamente convivem com os luminares princípios da democracia.

Tanto quanto gritar, é preciso incluir. E a Univali vem fazendo isso com uma notável política de incentivos, ostentando números que expõem sua preocupação em ampliar a inclusão de mais e mais pessoas ao universo da graduação. Até o final do ano passado, dos 20.411 alunos matriculados nos cursos de graduação, mais de 12 mil eram beneficiados por bolsas de estudo integrais ou parciais ou por financiamento estudantil. Ou seja, de cada 10 alunos, seis gozavam de algum tipo de apoio financeiro.

Graças a esse abrangente conjunto de subsídios, milhares de pessoas têm suas vidas transformadas significativamente. O IBGE, com base em seu Cadastro Central de Empresas (Cempre), calcula que o salário médio de um trabalhador com educação superior seja até 219,4% superior ao de um outro sem grau universitário. Mas não se trata apenas de incremento de renda. É na universidade também onde forjamos cidadãos que, além de saírem às ruas, mudam a sociedade pela ética de seu trabalho e pela perspectiva solidária com que enxergam o futuro da humanidade.

Mário Cesar dos Santos, reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Continua depois da publicidade