Claudia Nunes

claudia.nunes@diario.com.br

Uma empresa de tecnologia que está no mercado há quatro anos e uma sexagenária ganharam o título de melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina em 2013. Na segunda edição do prêmio no Estado, a Chaordic foi a vencedora na categoria das médias empresas, com menos de mil funcionários. Já na categoria das grandes, o Sistema Fiesc – composto por Sesi, Senai, Fiesc, Ciesc e IEL – foi vitorioso.

Continua depois da publicidade

Ontem, 20 empresas foram premiadas pelo desempenho no ranking, desenvolvido pelo instituto norte-americano Great Place to Work e a revista Amanhã, de Porto Alegre. O número de empresas ranqueadas neste ano dobrou em relação a 2012. A diretora de inteligência de mercado do instituto Great Place to Work, Caroline Maffezzolli, explica que o crescimento das premiadas está relacionado à maior participação das empresas na pesquisa – 61 se inscreveram neste ano, 15% a mais do que em 2012.

– Nos chama a atenção o fato de SC ter mais mulheres do que homens trabalhando nas empresas e, inclusive, em cargos de liderança – disse. Em 2012, 51% dos cargos eram ocupados por mulheres e o Estado manteve essa porcentagem este ano, maior do que outros Estados brasileiros.

Continua depois da publicidade

Uma mudança na metodologia foi a inclusão de perguntas sobre o número de reuniões entre os funcionários e os gestores. Caroline ressalta que a satisfação do profissional está diretamente ligada ao feedback que recebe de seu chefe.

– Quem teve duas ou mais reuniões com os gestores indicou uma satisfação de 85%. Entre quem não teve nenhuma, o índice caiu para 65%. O instituto analisa as respostas de colaboradores e gestores para chegar ao resultado. A opinião dos funcionários é a mais importante e, sem atingir um índice positivo em 70%, a empresa não é classificada para a segunda etapa, aplicada com os gestores.

Trabalho de time

Com 70 funcionários, a Chaordic, de Florianópolis, foi aberta há quatro anos e não raro aparece como referência nacional na área de tecnologia. O segredo da empresa foi montar um time conectado, que participa de forma ativa nas decisões importantes e tem autonomia para gerir seu tempo. Com um déficit de 150 mil profissionais na área de tecnologia, a fórmula da Chaordic foi investir para tornar o ambiente de trabalho prazeroso e reter os talentos. Há vagas em aberto e quem quiser enviar currículo deve ser apaixonado pelo que faz, enxergar no trabalho uma forma de realização pessoal e estar alinhado com os valores da empresa.

Candidate-se: www.chaordic.com.br/careers

Grandes oportunidades

O desenvolvimento profissional, a qualidade de vida e a identificação com os valores da empresa estão entre os principais motivos de orgulho para os colaboradores do Sistema Fiesc. No futuro, a Fiesc pretende investir R$ 8 milhões na capacitação e aumentar o time. Em 2014, serão abertas cerca de mil vagas apenas na área de ensino do Senai. Engenheiros e tecnólogos podem se candidatar e não é preciso ter experiência: será oferecido um programa de treinamento para os jovens professores.

Continua depois da publicidade

Candidate-se: www3.fiescnet.com.br/home-trabalhe-conosco