Praia, sol, mar, verão são sinônimos de gente sarada. É o que nos mostra a mídia dia após dia. Mas eu lhes digo: os verdadeiros reis da praia são sim os “sarados”. Calma, não me crucifiquem. Já já vocês irão entender.

Continua depois da publicidade

A ditadura da beleza é um assunto batido, eu sei. Mas quem não se pega, uma vez ao dia, lamentando-se por estar acima ou abaixo do peso? Por ter seios pequenos demais, grandes demais e tantas outras neuras que temos em relação ao nosso corpo? E quando chegamos no verão, essas neuras se intensificam e chegam a um ponto em que deixamos de curtir momentos incríveis. Falo com conhecimento: foram cinco anos me escondendo do verão.

O verão sempre foi a minha estação preferida. Eu o vivia intensamente, surfando, jogando futebol, voleibol, frescobol com meus primos e amigos. Era tão importante para mim que a minha mãe o usava para me fazer estudar com mais afinco. Ela dizia: “Se você não tirar boas notas, não vai para a praia”. Problema resolvido! Por isso nem eu entendo como deixei o fato de estar acima do peso me tirar esse prazer.

Me pego pensando por que fiquei tanto tempo longe da praia e do mar. Realmente não tem explicação. Esses males da alma se curam com o tempo (e muita terapia, no meu caso), com amor, com pessoas queridas nos apoiando e tentando nos lembrar quem somos. E de como era bom ser livre e leve – de alma, não de peso.

Continua depois da publicidade

Os donos do verão são sim os sarados. Os de mente sarada, curada, livre de qualquer preconceito. Precisei de anos de terapia para entender que quem vai para a praia, piscina ou clube e vive o verão não está nem aí para as nossas celulites ou nossas gordurinhas, e muito menos para as nossas neuras!

Se você se pegar em algum momento pensando que sua roupa deveria ser uma burca ou um long, te desafio a ir para a praia e prestar atenção nas pessoas que estão ali. São pessoas normais, que só querem desfrutar bons momentos com suas famílias, amigos, amores. Garanto a você: eles não estão nem aí para a sua celulite e sua barriguinha. Mas estão todos aí para você!

Penso que devemos buscar os nossos sonhos e isso inclui a busca pelo físico ideal. Mas precisamos, assumir quem somos. Nem todo mundo tem estrutura para ser o fortão da praia ou para ter aquela barriga sequinha. Precisamos respeitar nossos limites e pensar, primeiramente, na nossa saúde. Busque equilibrar sua alimentação e tente se livrar dos quilos a mais, mas não deixe de ser quem você gosta. Faça o que for necessário para que se sinta bem e, enquanto o corpo dos sonhos não chega, viva intensamente!

Continua depois da publicidade

Admiro quem se mantém fiel à academia, às dietas e está sempre pronto para arrasar no verão. Mas também admiro as mulheres e homens que se dividem em quatro para dar conta do trabalho, dos filhos, da casa, do marido e da esposa. Essas pessoas merecem viver o verão sem se estressar com as estrias da gravidez ou com a barriguinha de chope! Esses sim são os reis e rainhas da praia.