Situada no Litoral Sul de Santa Catarina, Balneário Arroio do Silva é uma cidade procurada por quem busca sossego, principalmente na baixa temporada. A praia é o destino de muitas pessoas acima dos 60 anos, além de ser também uma queridinha dos gaúchos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O município de aproximadamente 17 mil habitantes, atualmente conta com mais de 23% da população residente composta por idosos, com mais de 60 anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022.
Qual a história por trás do nome da cidade de Balneário Arroio do Silva
Ainda conforme o Censo, a quantidade de pessoas acima dos 50 anos corresponde a aproximadamente 38% em Balneário Arroio do Silva, com mais de 5,9 mil pessoas. A gaúcha Rosimaria Machado, de 56 anos, faz parte deste grupo. Ela saiu de Viamão, no Rio Grande do Sul, em 2022, e desembarcou na cidade catarinense.
Continua depois da publicidade
— Eu como gaúcha escolhi o Arroio do Silva por ser uma cidade acolhedora e tranquila. Como gosto de me conectar com a natureza, aqui tem tudo que eu preciso. Eu gosto de meditar, fazer minha caminhada, por isso escolhi esse lugar — conta.
Rosimaria faz parte de um outro grupo que domina o município, os gaúchos. Isso porque 83% da população é oriunda do Rio Grande do Sul. No município, ela participa de escola de samba, clube de mães e outras atividades feitas ao longo do ano.
Sossego e calmaria
Uma das principais explicações por essa procura, é a tranquilidade, comum dos meses de abril até novembro. Já em meses de alta temporada, em especial entre dezembro e março, há dias que a população salta dos 17 mil para 70 mil, somando turistas, visitantes e moradores locais.
Continua depois da publicidade
A cidade possui um centro com comércio, hospedagem, lojas e opções gastronômicas com forte base em frutos do mar, no entanto, ainda assim com uma grande variedade. Saindo do centro, o sul e o norte de Arroio do Silva já são considerados mais “pacatos”.
No lado sul o principal ponto de moradia é a comunidade da Praia da Caçamba, que tem o seu próprio comércio local, porém tem um movimento menor ao longo do ano. Mais adiante, próximo à divisa com Balneário Gaivota, existe o bairro Arpoador, que possui poucos moradores e tem uma vegetação natural presente, contando até com um corredor verde.
No lado norte as coisas não são muito diferentes, na praia da Meta, por exemplo, é comum encontrar moradores da “melhor idade”, por ser um local com menor fluxo de pessoas. No bairro encontra-se um dos principais pontos turísticos da cidade, a Plataforma.
A prefeitura realiza algumas atividades destinadas a pessoas acima dos 50 anos, como o baile da terceira idade, clube de mães, que se estende durante todo o ano, e entre outros.
Continua depois da publicidade