Para dar destaque às pessoas que vivem aqui, suas histórias, exemplos de vida, empreendedorismo e voluntariado, o movimento ¿Criciúma, Aqui Se Faz¿ quer ser um multiplicador de boas iniciativas. Lançada essa semana, a parceria entre RBS TV, Diário Catarinense e Atlântida vai trazer conteúdos multiplataforma, além de se engajar com atividades sociais, de cultura e entretenimento na cidade.
Continua depois da publicidade
Histórias para se inspirar
Quando o esporte entrou na vida de João Paulo Santiago Gregorine, de 16 anos, ele nem sonhava aonde poderia chegar. Nascido com uma malformação congênita, João é cadeirante e desde pequeno já se acostumou a encarar – e superar – desafios. Aluno do segundo ano do ensino médio e atleta da natação do Colégio Marista, é exemplo de dedicação e disciplina, e já acumula 34 medalhas, muitas delas em competições nacionais.
Aos onze anos, a professora Solange Lima viu na personalidade de João o perfil de um vencedor. Ela estava certa, e hoje, sob a orientação do técnico Jaderson Daniel, João treina na piscina de segunda a sexta, duas horas por dia, além de praticar musculação e pilates. Tendo o domingo como o único dia de folga, ele precisa de muita determinação para dar conta da rotina puxada.
— Esse ano eu percebi, caramba, não vou nunca parar de fazer esporte. Gosto de competir, é cansativa a rotina de treinamento mas quando vou para as competições, não só pela medalha, mas quando baixo meu tempo, me supero, é o que me deixa feliz — explica João.
Continua depois da publicidade
O sorriso constante, a busca pela melhoria nos tempos, o treino intenso e os cuidados de um atleta profissional, inclusive em relação à alimentação e à qualidade do sono, fazem com que João tenha sonhos ousados.
— Todo mundo pode fazer o que eu faço, cada um tem a sua limitação em algum momento mas é preciso se libertar, superar essas barreiras. Eu sempre tento o meu melhor para mostrar aos outros que eles podem também. Esse ano vou assistir as Paralimpíadas do Rio, mas 2020, em Tóquio, quero estar lá, competindo — projeta.